A KTM não está entrando na MotoGP apenas para fazer figuração. Os austríacos confirmaram que o protótipo RC16 irá ter uma “versão de produção” em 2018 possibilitando que um usuário comum possa pilotá-la nas ruas!
A confirmação veio do próprio CEO da KTM, Stefan Pierer, o homem que revolucionou as estruturas da marca, recolocando-a entre as mais vendidas da Europa e que está por trás de sua entrada nas principais fileiras da MotoGP.
Serão cerca de 100 unidades anuais a um custo de 100 a 120 mil euros, um pouco menos do que os 188 mil pedidos pela Honda com sua RC213V-S. E muitíssimo menos do que o protótipo de pista custa (2 milhões de euros).
Com chassi tubular de aço, suspensões White Power e motor de quatro cilindros em V, a KTM RC16 é uma motocicleta bem diferente das demais, tendo como semelhanças apenas o uso dos mesmos pneus e o número de cilindros. Os pilotos em 2017 serão Bradley Smith e Pol Espargaró.