Na semana passada, trouxemos as fotos de uma KTM 990 Duke flagrada em testes. Agora, outro protótipo,com carenagens, foi avistado nas mesmas condições, revelando os planos da marca austríaca para 2024 e além.
Enquanto as imagens da 990 Duke foram quase todas tiradas do lado esquerdo, essas imagens da RC 990 são todas no lado direito. Ainda assim, dá para ver que as duas motos compartilham o mesmo braço oscilante e o mesmo escapamento que termina em uma ponteira de aço inox.
Isso significa que o motor também deve ser o mesmo, o dois cilindros em linha LC8, provavelmente derivado da 890 Duke R, que rende 121 cv a 9.250 rpm e 10 kgf.m de torque a 7.750 rpm. Aqui, espera-se que a potência aumente para a casa de 150 cv.
As carenagens da RC 990 remontam claramente a alguns dos sucessos anteriores da KTM, desde à versão limitada RC8C até a máquina de MotoGP, inclusive com asas. Como seria de esperar, a posição de pilotagem também é significativamente mais agressiva do que a encontrada na 990 Duke.
O farol está um pouco disfarçado neste protótipo RC 990, muito mais do que parecia na 990 Duke. Trata-se de uma caixa separada da carenagem, embora o formato seja parecido, duas lâmpadas empilhadas no estilo projetor. Sem dúvida, o estúdio de design Kiska está desenvolvendo algo bem ousado.
O aspecto ainda bastante cru desse protótipo indica que o lançamento não é para os próximos meses. Provavelmente a KTM vai apresentar a 990 Duke primeiro deixando a RC 990 para um segundo momento, no ano seguinte. De qualquer maneira, não resta mais dúvida que a cilindrada está de volta.