Sabe por que as marcas estão investindo tanto em criar edições limitadas e exclusivas a preços espetaculares? Porque tem que pague por isso muito rapidamente. É o caso da recente KTM RC 8C cujas vendas esgotaram-se apenas cinco minutos depois de abertas.
Apresentada na semana passada, a RC 8C é uma superbike com especificações de Moto2 que utiliza o mesmo motor da KTM 890 Duke. Cheia de guloseimas de competição, a motocicleta tem uma tiragem limitada de 100 unidades a exorbitantes US$ 39.000, o que é mais do que uma Ducati Panigale V4 SP, topo de linha, nos EUA.
O que justifica tamanho preço e rápida procura? Graças a um extra, a moto vem com um kit de competição de verdade, além da oportunidade de participar de uma sessão de testes de MotoGP em Jerez de 7 a 9 de outubro. Junto com Dani Pedrosa, Mika Kallio, Pit Beirer e toda a turma da KTM que você vê pela televisão!
Essa estratégia de utilizar sua equipe oficial e seus pilotos também foi explorada recentemente pela Kawasaki que anunciou uma versão limitada a 10 unidades de sua Ninja ZX-10RR no ano passado. Os felizes proprietários tiveram a oportunidade de acompanhar Jonathan Rea e Alex Lowes em uma etapa do Mundial de Superbike.
As fabricantes, principalmente de origem europeia – com volumes de produção consideravelmente menores do que as japonesas – são as que mais estão utilizando esse subterfúgio de criar edições limitadas por altos preços. A MV Agusta, por exemplo, já se deu ao trabalho de anunciar uma Brutale 1000 de apenas uma unidade.
O objetivo é muito simples: eles calculam os gastos de produção e estimam a demanda, ao invés de criar uma linha regular e investir em publicidade posterior, como antes. Assim, o produto se paga antes mesmo de começar a ser montado, além de já nascer colecionável, com liquidez garantida de vendas.
A Ducati é outra a usar e abusar desse subterfúgio, valorizando cada momento de sua história, cada parafuso de suas máquinas. A mais recente é a Ducati Panigale V2 versão limitada de Troy Bayliss, cujas poucas unidades certamente venderão muito rapidamente. A Harley-Davidson já disse que deve entrar nessa onda também. Espere por mais modelos únicos, exclusivos, clássicos, lendários e inacessíveis nos próximos anos.