A produção de motos na fábrica da KTM, em Mattighofen, na Áustria, deverá ser interrompida novamente na próxima segunda-feira (28). O motivo: a falta de vários componentes.
Após declarar insolvência na justiça em 30 de novembro de 2024, a KTM precisou interromper a produção de motocicletas para não aumentar os estoques já grandes nos pátios das concessionárias e as dívidas com os funcionários, que ganharam férias coletivas.
A produção só foi retomada em meados de março, após um acordo firmado pela junta de acionistas que agora toma as decisões mais importantes. Segundo consta, as fábricas só voltaram a funcionar depois de uma injeção de 150 milhões de euros da Bajaj Auto, supostamente a maior credora da marca.
Mas a paralisação da produção teve outros efeitos colaterais, como a falência de diversas empresas secundárias, que eram responsáveis por fornecer insumos e componentes à KTM. Problema que está começando a se manifestar agora.
Além disso, a cadeia de suprimentos abrange dezenas de países, da Europa à Ásia, com prazos de entrega que aumentaram depois da pandemia. Para a maioria dos componentes, a KTM tem que aceitar prazos superiores à 20 semanas, mesmo de parceiros europeus.
Para completar, é possível imaginar que, dada a situação financeira da KTM, alguns fornecedores só aceitem pagamentos antecipados. A próxima reunião da junta de credores acontece amanhã (25), quando mais novidades devem ser lançadas.