A KTM pode estar desenvolvendo uma nova “Adventure” que teria o motor um pouco menor, por volta de 800cc. O objetivo da marca austríaca é criar uma nova rival para a Honda CRF1000L África Twin.
A nova Big Trail utilizaria o mesmo motor de dois cilindros paralelos que esta sendo testado para a Duke 890, novo modelo que é aguardado para o final do ano. Trata-se de um propulsor completamente novo e diferente dos V2 normalmente utilizados pela marca.
No inicio do ano, o CEO da KTM, Stefan Pierer disse que uma nova gama de motores estava sendo preparada para se enquadrar melhor às novas normas antipoluição e outros fatores. O primeiro indício dessa nova safra foi a Duke 890, portanto faz todo o sentido uma derivada desta. No entanto, nenhuma foto ainda está disponível.
Mais leve que suas irmãs maiores, a KTM “800 Adventure” utilizaria rodas raiadas, de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira apresentando, portanto um bom desempenho no off-road. A potência deve ficar por volta dos 100 cv, mais do que suficiente para a proposta.
São características que criariam um rival mais aguerrido para a Honda CRF1000L Africa Twin em termos de mercado. Menor e mais leve, a máquina japonesa está em uma categoria própria, acima da Triumph Tiger 800 e BMW F800GS, porém abaixo da KTM 1190 e 1290 Adventure, além da rainha, BMW R1200GS.