Pilotos de testes da KTM foram vistos andando com uma Aprilia Tuono V4R fortemente camuflada. Isso sugere que a construção de um novo motor V4 esteja em seus estágios iniciais de desenvolvimento.
Eles foram flagrados pelo site Acid Moto, circulando perto de uma instalação da marca austríaca, na Espanha, e a moto estava envolta em fitas pretas e brancas para camuflar sua origem. Os testes foram realizados ao longo de várias semanas.
A intenção realmente é uma incógnita. As montadoras frequentemente testam as motos umas das outras. Entretanto, o fato deles estarem experimentando um motor V4 da concorrência vai de encontro à recentes notícias veiculadas à KTM.
A primeira e principal delas é a entrada da marca austríaca na MotoGP em 2017. No ano passado, o CEO Stefan Pierer anunciou que a KTM vai ingressar na categoria rainha do motociclismo utilizando um modelo chamado RC16…V4. O que nos leva ao ponto dois.
É claro que o motor de MotoGP não será posto em uma moto de rua, mas seu DNA pode ser muito bem aproveitado em uma nova geração de superbikes de produção. A Yamaha faz isso muito bem com a YZR-M1 em relação à YZF-R1, por exemplo. Seria um modelo para bater de frente com essas motos e outras, como a própria Aprilia Tuono.
A KTM, portanto, já pode estar pensando em como será essa nova superbike de rua, talvez até estudando uma eventual aposentadoria da venerada 1290R Super Duke. Seja como for, é uma projeção que vai demorar alguns anos para se tornar realidade.