O Grande Prêmio da Áustria, que está acontecendo esse fim de semana, trouxe a confirmação de que a KTM não terá uma quinta motocicleta na temporada 2024. Pol Espargaró e Augusto Fernandez disputarão, a partir e agora, o assento ao lado de Pedro Acosta.
De acordo com os alemães do Speedweek, presentes no circuito, uma delegação de alto escalão da KTM com Stefan Pierer, Hubert Trunkenpolz e Pit Beirer negociou na tarde de sexta-feira por mais de uma hora com os dirigentes da Dorna, Carmelo e Carlos Ezpeleta, na Red Bull Energy Station.
Ezpeleta, no entanto, manteve a posição que assumiu em relação à Red Bull e à KTM desde o GP de Espanha: “Não há vagas adicionais na MotoGP para uma nova equipe cliente. As duas vagas da Suzuki permanecem reservadas para uma nova equipe de fábrica.“
Isso significa que a GasGas tem três pilotos contratados para dois lugares: Pol Espargaró, Augusto Fernández e Pedro Acosta. Quem não conseguirá um contrato regular de piloto deste trio para 2024? Como de costume, haverá uma corrida eliminatória até o fim do ano.
“A segunda metade da temporada conta agora“, disse Hubert Trunkenpolz. “Não estamos tomando uma decisão por enquanto. Porque o que faremos se Pol termina no pódio em Misano, por exemplo? Ele não parece desmotivado… É por isso que não queremos aposentar Pol agora.”
“Augusto Fernández está em seu primeiro ano na MotoGP e está se mostrando promissor. Já cometemos o erro de descartar um novato cedo demais. Não queremos cometer esse erro uma segunda vez. Augusto é Campeão da Moto2. Ele merece uma chance justa. Nós definitivamente não queremos perdê-lo.“
Seja como for, Pol Espargaró começou bem esse duelo particular na GasGas. O espanhol, que também é campeão na Moto2 em 2013, chegou em um impressionante 6ª lugar na Sprint Race. Fernandez, por outro lado, teve problemas e foi último.