Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

KTM não descarta a entrada da MV Agusta na MotoGP em 2027

Lucas Carioli 29 de dezembro de 2023

Agora que o grupo da KTM detém uma participação na MV Agusta, eles estão considerando a volta da mítica fabricante italiana ao Mundial de Motociclismo a partir de 2027. E o melhor: com moto própria.

Em novembro de 2022, o grupo Pierer Mobility AG, que gerencia as marcas, KTM, Husqvarna e GasGas comprou 25% da MV Agusta e já fazem grandes planos para a fabricante italiana. Voltar ao Mundial de Motociclismo, que dominou na década de 1960 com Giacomo Agostini, é um deles.

“Não descarto a possibilidade de a MV Agusta entrar na MotoGP como marca própria em 2027”, disse Stefan Pierer, o CEO do grupo Pierer Mobility ao diário alemão Speedweek. Isso significa que não seria apenas outra KTM com outra marca estampada, como acontece com a GasGas.

Desde o ano passado, a KTM decidiu dar visibilidade à marca GasGas pintando sua equipe satélite nas cores da outrora pequena fabricante espanhola de motos trial. O mesmo aconteceu no Rali Dakar vencido por Sam Sunderland e na Moto3, incluindo ainda a Husqvarna.

Mas para competir com uma moto própria é um processo mais complicado. O Artigo 2.4.1 do regulamento técnico da FIM diz claramente que a motocicleta deve ser um protótipo, o que demanda um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, o projeto teria primeiro de ser aprovado pela Associação das Fabricantes (MSMA) e depois pela Comissão de Grandes Prêmios. Ao que tudo indica, a cilindrada da MotoGP será reduzida de 1.000 para 850cc em 2027 e o combustível será 100% sintético.

Nos anos 1960 e em parte dos anos 1970, a MV Agusta dominou o Mundial de Motociclismo conquistando 38 títulos de pilotos e 37 títulos de Construtores em diferentes categorias. Nomes icônicos como Giacomo Agostini e Mike Hailwood fizeram história com a marca italiana.

Depois, com a ascensão das motos japonesas e a era dois tempos, a MV Agusta nunca mais entrou no Mundial com moto própria, mas esteve na Moto2 em 2018 em parceria com a equipe Forward. Também esteve no Mundial de Supersport com o modelo F3 800, mas os resultados foram fracos.

Tags: KTM MotoGP MV Agusta Pierer Mobility Stefan Pierer

Continue Reading

Previous: Ezpeleta admite tentativas de compra da Dorna
Next: Márquez, enfim, pode comentar sobre a Ducati

Leia também

Miguel Oliveira ou Jack Miller: qual dos dois vai sair da Pramac?
  • MotoGP

Miguel Oliveira ou Jack Miller: qual dos dois vai sair da Pramac?

12 de junho de 2025
Motor V4 da Yamaha estreia publicamente no próximo teste
  • MotoGP

Motor V4 da Yamaha estreia publicamente no próximo teste

11 de junho de 2025
Márquez vence de ponta a ponta em Aragão
  • MotoGP

Márquez vence de ponta a ponta em Aragão

8 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.