A KTM apresentou hoje (19) a Freeride E-XC, uma motocicleta de enduro movida a eletricidade. A grande novidade é um novo motor elétrico que se destaca pela praticidade, capaz durar 50% a mais que os propulsores convencionais.
Refrigerado a água, o motor elétrico gera pelo menos 9kW (14 cv) chegando a um pico de 18kW (26 cv). O torque é de 42nm, o que significa que a Freeride E-XC tem uma potência equivalente à de uma 250cc convencional.
O pulo do gato da KTM, no entanto, não é potência e sim autonomia. Graças a uma nova bateria fornecida pela Sony, a Freeride E-XC resiste cerca de 1 hora e meia ligada. No modo “ECO” e os freios regenerativos em ação, a duração pode chegar a duas horas.
Se você quiser andar o dia todo, a bateria pode ser trocada em alguns minutos e voltar a utilizá-la depois se for plugada em modo “carga rápida”. A KTM garante que sua duração é muito boa, mantendo cerca de 70% de sua durabilidade original após 700 ciclos de carga.
A marca austríaca também afirma que o motor elétrico é praticamente livre de manutenções periódicas. A única coisa que é programada para ser feita é a substituição do óleo da caixa de câmbio, após 50 horas de pilotagem.
Na ciclística, as bengalas dianteiras são WP Xplor, de 43 milímetros, com regulagem de retorno e pré-carga. Na traseira, o amortecedor é WP PDS Xplor, também completamente regulável. Os freios são do tipo wave com mangueira trançada e os pneus são Maxxis TrialMaxx.
Como na maioria das motos elétricas, o principal obstáculo é o preço e a praticidade de uso. Mas a KTM tenta contornar isso oferecendo a Freeride E-XC pelo mesmo preço das movidas a combustão. A bateria e o carregador podem ser arrendados pela marca, que os troca se algo der errado.
De acordo com a KTM, esse é o primeiro modelo de uma série de elétricos que eles irão lançar e serão “o futuro da mobilidade urbana”. Ao mesmo tempo, eles disseram que não tem planos imediatos para desenvolver essa tecnologia a modelos de rua. Ainda nesse ano, os austríacos irromperam a cena apresentando um motor de dois tempos com injeção eletrônica. A Freeride EX-C estará disponível a partir de janeiro na Europa.
Leia também
KTM apresenta motores de dois tempos com injeção eletrônica
Husqvarna revela linha dois tempos com injeção eletrônica
Honda lança modelo 2018 da CRF250R