A KTM apresentou hoje (19) a 790 Adventure R Rally, versão ainda mais aventureira da 790 Adventure R. A versão, que terá apenas 500 unidades, tem um nível de acabamento ainda mais próximo ao das máquinas de competição da marca.
Basicamente, trata-se da motocicleta padrão montada com os componentes de mais alta especificação disponíveis, como bengalas WP Xplor Pro 7548, que utilizam a tecnologia de válvulas cone. Na traseira, o amotecedor WP Xplor Pro 6746 utiliza o chamado sistema de amortecimento progressivo (PDS).
Isso também significa que a motocicleta tem um curso de suspensão extra de 30 mm na dianteira e na traseira, além de ter ficado ainda mais alta, 910 mm do assento em relação ao solo. As rodas de 21 e 18 polegadas também são mais estreitas, montadas em pneus Metzeler Karoo 3, prontos para entrar no barro.
Chassi e motor não foram alterados. A 790 Adventure R Rally utiliza o mesmo motor de dois cilindros em linha LC8 da versão convencional apresentada no ano passado, capaz de render 95 cv com um torque de 8,97 kfg.m. Esses números, contudo podem ser ligeiramente maiores, graças a um novo escapamento Akrapovic.
Outras novidades são os protetores de tanque em fibra de carbono, assento plano, garradeiras mais agressivas e grafismos diferenciados. Em termos eletrônicos, a versão Rally recebeu o quickshifter bidirecional (capacitando trocas rápidas para cima e para baixo) desenvolvido pela KTM.
“Simplesmente, nós construímos a 790 Adventure R Rally porque podemos“, disse sem falsa modéstia o CMO da KTM, Hubert Trunkenpolz.”Temos o equipamento à nossa disposição e sabemos como fazer uma motocicleta verdadeiramente especial para nossos clientes mais exigentes“.
A KTM não revelou detalhes de preços, mas esperamos que custe menos do que a compra de todas essas peças separadamente. Ainda assim, não deve ser nada barata. Também esqueça qualquer previsão de vinda ao Brasil. Sua disponibilidade na Europa deve acontecer em 2020.