A imprensa alemã já dá como certo que a dupla da GasGas em 2024 será formada por Pol Espargaró e Pedro Acosta. Apesar das boas corridas que vem fazendo, Augusto Fernandez ficaria na reserva, acionado nas participações curinga.
Campeão da Moto3 em 2021 e atual líder do campeonato de Moto2, Acosta é considerado a maior promessa espanhola desde Marc Márquez. Um talento que a KTM revelou e não pode-se dar ao luxo de perder, como já acontecera com Jorge Martin.
Assim, Acosta pôde-se dar ao luxo de exigir da KTM uma vaga na MotoGP em 2024, mesmo que na prática não ela não existisse: todos os atuais pilotos, Brad Binder, Jack Miller, Pol Espargaró e Augusto Fernandez tem contratos válidos para o próximo ano.
A KTM, então, bem que tentou convencer a Dorna a liberar mais uma vaga no grid de largada para acomodar Acosta. Pedido este que foi terminantemente negado pela empresa, alegando uma necessidade de reservá-las para outra equipe de fábrica.
Restou à KTM promover uma espécie de vestibular entre Pol Espargaró e Augusto Fernandez no restante de 2023. Mas, nas últimas etapas, na Índia e no Japão, Acosta começou a dar declarações onde já colocava em dúvida se a KTM iria mesmo cumprir sua palavra.
Além disso, a iminente saída de Marc Márquez da Honda parece ter feito a cúpula japonesa sair atrás de substitutos. Aparentemente, os desesperados gestores da HRC se aproveitaram da indecisão da KTM para abordar Acosta com uma proposta.
“É desesperadora a falta de notícias sobre em qual equipe eu vou correr em 2024“, disse Acosta em mais de uma ocasião. Mas, de acordo com o diário alemão Speedweek, a decisão já foi tomada durante o Grande Prêmio da Áustria em agosto.
“Devido aos 22 Grandes Prêmios planejados para 2024, está a tornar-se cada vez mais importante que as fábricas tenham fortes pilotos de teste e de substituição sob contrato”, disseram Stefan Pierer, CEO da KTM e Hubert Trunkenpolz, membro do conselho, em uma entrevista ao site.
A escolha sobre Espargaró é como uma recompensa pelo seu esforço com o grupo KTM: o espanhol ajudou a desenvolver a motocicleta desde a sua criação, entre 2017 e 2020. Além disso, o piloto de 32 anos ainda se recupera de um forte acidente nos treinos para o GP de Portugal, em março.
Para Augusto Fernandez (que também foi campeão na Moto2 em 2022) restaria o consolo de que as participações curinga (Wild Card) devem ser ampliadas em 2024. O grupo Pierer também busca definitivamente estabelecer uma terceira equipe para 2025.