Mais uma vez foi flagrado em testes, nos arredores da fábrica em Mattighofen na Áustria uma KTM, que tem tudo para ser a nova Duke 800. Dessa vez, no entanto, o protótipo já não possui camuflagens e parece pronto para entrar em produção.
O modelo chama atenção pelas dimensões pequenas. Apesar de seus 800cc, o aspecto geral é de uma 600cc, com rabeta diminuta e tanque de estilo “piramidal”, com largas e pronunciadas abas. O escapamento tem um estilo nunca visto antes. Os garfos dianteiros são invertidos e o braço oscilante é muito semelhante ao da Duke 390.
Os responsáveis pelas fotos são os britânicos do Motorcycle News. Eles também afirmam que o CEO da KTM, Stefan Pierer já lhes confirmou que esta será o primeiro modelo de uma nova safra a utilizar novos motores de dois cilindros e 800cc. A próxima a ser criada é uma versão “Adventure”.
A nova Duke 800 será muito importante para a KTM, pois fará a ponte entre os modelos de entrada (entre 125 e 690cc) e os maiores (de 1190 e 1290cc). Isso permitirá que os fãs e novos consumidores permaneçam com a marca na hora de “subirem os degraus”, oferecendo opções em todas as faixas de cilindrada.
Para tal, a KTM precisou expandir sua sede na Áustria, que agora conta com mais técnicos da empresa WP, fornecedora de suspensão e radiadores. É bom lembrarmos que eles também estão entrando na MotoGP em 2017. Além disso, para suprir a demanda, eles firmaram uma parceria com a indiana Bajaj, responsável pela produção das pequenas Duke de 125, 200 e 390cc.