A KTM Duke 390 é mais uma motocicleta de aniversário em 2024, quando completará 30 anos. Então a marca austríaca resolveu caprichar, não com uma edição especial, mas com uma geração inteiramente nova.
Tudo começa pelo motor monocilíndrico LC4C, refrigerado a líquido, que passou de 373 cm³ para 399 cm³. Embora a potência não tenha aumentado muito, 45 cv em relação a 44 cv anteriores, ela chega mais cedo, a 8.500 rpm, 500 rotações antes.
Quando se trata de torque, o motor da nova 390 Duke também foi beneficiado com um acréscimo de 2 Nm, 39 Nm a 7.000 rpm. O limitador entra em ação aos 10.500 rpm. A moto já está em conformidade com os índices de emissões do Euro5+, que entram em cena em 2024.
Não apenas o motor, mas o chassi foi redesenhado. O quadro principal ainda tem um design de treliça de aço, mas foi completamente revisado para melhorar a rigidez torcional e quase não se parece com o esqueleto familiar de seu antecessor.
O subquadro de treliça se foi; em seu lugar está um chassi auxiliar de alumínio fundido sob pressão, deixado totalmente exposto – sem necessidade de carroceria traseira. O novo braço oscilante acomoda um amortecedor traseiro descentralizado e sem articulação que oferece mais espaço.
O truque de colocar o amortecedor (com mais 150 mm de curso, rebote e pré-carga ajustáveis) do lado direito externo em vez de centralizado permitiu aumentar a caixa de ar e que o assento fosse rebaixado de 830 para 820 milímetros. A altura ainda pode chegar a 800 mm opcionalmente.
Nas suspensões, a nova 390 Duke usa garfos WP Apex de 43 mm, ajustáveis para compressão e rebote, e um amortecedor traseiro WP Apex Separate Piston, igualmente regulável. A frenagem é garantida por discos de 310 mm e 240 mm na traseira com pinças ByBre.
A KTM sempre caprichou na parte eletrônica da Duke e agora não é diferente. Pela primeira vez a 390 Duke recebe modos de condução (Street e Rain), que alteram a resposta do acelerador e a intervenção do TC para melhor se adequar às condições.
O painel TFT de 5 polegadas tem conexão com o smartphone e pode ser definido para um layout “Track”. (embora não deve ser confundido com um modo de condução). A moto ainda tem ABS em curvas, controle de largada e pode vir com um quickshifter.
Claro que tudo isso vem embalado em um novíssimo design, a última palavra de criação do estúdio Kiska, com linhas e aletas ainda mais compridas e afiadas. Esteticamente elas criam a impressão de que a Duke está mais baixa e comprida. Toda a iluminação é de LED.
Foi com a 390 Duke que a KTM se firmou no segmento de motos de rua, então não economizam para manter o seu produto atualizado. Embora o preço não tenha sido anunciado, o modelo 2024 não deve custar menos do que o 2023, em torno de 6.000 euros na Europa.