A KTM confirmou essa semana que a primeira motocicleta elétrica de sua história será lançada nos próximos anos. O desenvolvimento está sendo feito em parceria com seus parceiros indianos da Bajaj Auto.
A marca austríaca disse que eles estão trabalhando em uma plataforma elétrica para futuros modelos que terão uma potência entre 3 kW e 10 kW (algo entre 4 e 13 cv) e 48 volts. A base servirá para criar scooters, ciclomotores e pequenas motocicletas, bem como triciclos no futuro.
No comunicado, a KTM sugere essa empreitada começará com modelos com que a maioria da população possa conduzi-los e, assim, englobar um mercado mais amplo. Na Espanha, por exemplo, aqueles que têm habilitação para carros com três anos de experiência já podem ter esses modelos sem a necessidade de tirar outro tipo de carteira.
Na Índia, o governo anunciou recentemente planos de fabricar veículos de duas rodas com cilindrada inferior a 150cc a partir de 2025 e tuk-tuks de três rodas livres de emissões, isto é, elétricos, a partir de 2023.
De acordo com informações publicadas pela Bajaj, parceria técnica da KTM desde 2007, um protótipo já está sendo testado e as primeiras versões de produção devem chegar ao mercado em 2022. Eles também confirmam que todos os modelos devem ser montados na fábrica de Pune na Índia.
Não é a primeira vez que a KTM se interessa pelos veículos elétricos. Em 2013, eles apresentaram o conceito E-Speed, uma scooter elétrica com características esportivas da linha Duke. Em sua linha off-road eles oferecem também a linha Freeride E-XC disponível já há alguns anos.