A KTM garantiu de forma oficial que a 790 Adventure (até então espionada apenas como protótipo) estará nas concessionárias europeias a partir de 2019. O lançamento acontece no final do ano.
O modelo é derivado da 790 Duke, naked média apresentada no Salão de Milão do ano passado e que impressionou a todos que estiveram no evento. Desde então, fotos e até vídeos já foram feitos com um protótipo com todas as características da linha Adventure.
De acordo com a KTM, o motor é o mesmo da Duke, o novíssimo bicilíndrico paralelo LC8C, de 799 cm³, capaz de fornecer 105 cv na naked. A marca austríaca, no entanto, afirma que foram feitos ajustes, para uma maior distribuição de torque na Adventure.
A motocicleta terá um tanque de combustível que permitirá uma autonomia de pelo menos 400 quilômetros. As suspensões, como sempre, ficaram a cargo da empresa WP, parceira de longa data da KTM, com garfos dianteiros invertidos e totalmente reguláveis, assim como o amortecedor traseiro. A altura da motocicleta também será ajustável para facilitar a vida dos mais baixinhos.
Com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, a KTM 790 Adventure terá reais capacidades para encarar o off-road. Na parte eletrônica, o que se espera é o melhor da casa de Mattighofen, com a moto contendo vários níveis de controle de tração, modos de pilotagem e ABS.
“Não se engane, esta nova KTM será a motocicleta de porte médio com melhor desempenho do mercado, com uma folha de especificações técnicas que rivaliza com máquinas de deslocamento muito maior“, disse o gerente de Relações Públicas da KTM, apenas para nos deixar com ainda mais água na boca. Eles também confirmam que o lançamento decorrerá no Salão de Milão, entre 6 e 11 de novembro.
De fato, os rivais da KTM nesse segmento são de altíssimo nível: BMW F750GS e F850GS, Suzuki V-Strom de 650cc e 1000cc, Kawasaki Versys 650, Honda CRF1000L Africa Twin e a também muito aguardada Yamaha Ténéré 700. A briga vai ser boa!