Foi flagrado rodando em testes na Europa uma KTM completamente nova e diferente. Aparentemente o protótipo tem 990cc, o que pode significar a chegada de um novo modelo no próximo ano.
O bloco do motor, por exemplo, é diferente da Duke 790 e 890, que compartilham as mesmas partes. De acordo com os especialistas, com exceção de uma tampa, todas as peças foram redesenhadas. Isso sugere um aumento de cilindrada para compensar as perdas do Euro5b que está por vir.
Outro indício disso é o sistema de exaustão completamente diferente, mais baixo e mais grosso do que o da 890 Duke atual. Uma grande parte do Euro5b está relacionada à redução nas emissões de ruído, portanto espere silenciadores cada vez mais protuberantes para ajudar a amortecer os decibéis mecânicos.
A parte ciclística também sofreu um retrabalho. O braço oscilante é outro, mais anguloso e inclinado, provavelmente para lidar com o maior torque oferecido e abrir espaço ao novo escapamento, além de reduzir peso. A Duke 890 pesa apenas 169 kg, então é possível que o novo modelo engorde um pouco.
O entre-eixos do protótipo parece ser mais longo, o que permite uma tocada mais relaxada, principalmente na estrada. Isso também abre a possibilidade de uma versão estradeira da urbana Duke 890, já que o único produto que a KTM oferece nesse segmento é a grande e cara 1290 Super Duke GT.
O sucesso de modelos médios como Yamaha Tracer 7, Ducati Multistrada 950 e BMW F850GS indica que boa parte desse público prefere motos um pouco menores do que as topo de linha, quase todas acima de 1.200cc. Esse novo modelo pode ser o contra-ataque da KTM nessa faixa. Mas o lançamento não deve acontecer antes de 2022.