Uma KTM, com um inédito motor de dois cilindros paralelos foi flagrada em testes hoje (26). A motocicleta, que aparenta estar em fase final de desenvolvimento será a nova média da marca austríaca.
O protótipo espionado pelo Motorcycle News é de aspecto naked e estava com camuflagens, no tanque de combustível, farol, para-lamas e painéis laterais. O motor bicilindrico, no entanto, está totalmente a mostra e pegou os especialistas de surpresa.
Ainda não há informações técnicas, mas provavelmente esse motor servirá de plataforma vários modelos entre 600cc e 800cc. É bem possível que também equipem a linha Husqvarna, agora de propriedade da KTM, compartilhando uma grande quantidade de peças.
Os motores de dois cilindros paralelos estão se disseminando nos últimos anos por diversos motivos. Eles são de compactos, com baixo consumo de combustível e também oferecem versatilidade para o designer soltar a imaginação. E o principal de tudo: são mais baratos de se produzir.
Toda essa atividade tem sido impulsionada pela expansão feita na sede da KTM em Mattighofen, na Áustria. O CEO da marca, Stefan Pierer disse no ano passado que eles gastaram cerca de 700 milhões de euros reformando a parte de pesquisa e desenvolvimento, que agora cobre tudo, desde as motos de produção, Moto3 e off-road.
“Estamos em uma nova fase de desenvolvimento para a KTM. A cada ano a qualidade dos nossos produtos vai subir, nossa rede de concessionários vai ficar maior e nós pensamos que temos a possibilidade de vender cerca de 500.000 motocicletas por ano graças ao trabalho que estamos fazendo nos mercados em desenvolvimento. Cada pedaço de sucesso nesses novos mercados ajuda a pagar para obter melhores motocicletas nos mercados europeus.” (Stefan Pierer)
Apesar do entusiasmo, o modelo fotografado não deverá ganhar as ruas tão cedo. Segundo os jornalistas ingleses, a nova naked da KTM ainda pode demorar dois anos até ser efetivamente lançada.