Lembra-se de quando a KTM anunciou que estava trabalhando em uma nova linha de motocicletas de 500cc? Ao que parece, eles desistiram dessa ideia. No lugar, um novo motor bicilíndrico paralelo de 690cc está sendo desenvolvido.
No final de 2018, o CEO da marca, Stefan Pierer deu uma entrevista à imprensa alemã onde anunciou os planos de uma linha de 500cc (oficialmente chamada de 490cc para ficar condizente com as demais motocicletas), o que foi confirmado um ano e meio depois.
Os modelos deveriam ter chegado ao mercado em 2022. O ano já foi e nada aconteceu. Agora, Pierer confirmou ao site Autocar India que a plataforma 490 foi arquivada. A razão? Os custos envolvidos no desenvolvimento de um novo motor bicilíndrico em linha.
Do design e desenvolvimento do motor ao custo dos testes de validação de uma nova plataforma, a KTM não ficou convencida de que valeria a pena investir tanto esforço nesse segmento de mercado. Em vez disso, os austríacos tem outros planos em andamento.
Pierer disse que uma nova plataforma para motos de 690cc está em andamento. O novo motor é feito a partir do propulsor de 790cc atual (inaugurado em 2017). A potência, disse o empresário, deve ficar acima de 80 cv, enquanto o peso do modelo não ultrapassará os 190 kg.
Até o momento, a KTM tem apenas uma motocicleta nesse segmento, a 690 Enduro R, uma trail de verdade, que lembra bastante a nossa finada Yamaha XT660R. A vida útil desse motor, no entanto, está chegando ao fim, com a chegada dos novos e mais severos limites de emissões europeus.
O objetivo da KTM não está totalmente claro, mas o que eles podem estar tentando é criar uma linha que rivalize com a linha da classe, a Yamaha Ténéré 700 (690cc, lembre-se) em uma versão mais acessível da 790 Adventure. A BMW faz o mesmo com os modelos F750GS e F850GS.
De acordo com as informações conseguidas pela imprensa indiana, a nova plataforma de 690cc chega em 2024. Mas a fabricação não será na Bajaj Auto, como acontece com a linha 390cc, e sim pelo parceiro chinês da KTM, a CF Moto.