A KTM apresentou hoje (24) uma versão mais esportiva da 1290 Super Adventure com chassi reformulado, partes internas mais leves, nova caixa de câmbio e parte eletrônica mais completa.
O motor LC8 de 1.301 cm³ foi atualizado para a homologação Euro5 e possui 160 cv com 13,9 kgf.m de torque. Além disso, está mais leve em cerca de 1,3 kg graças à tampas mais finas e uma circulação de óleo reformulada. Dois novos radiadores canalizam melhor o ar quente para longe das pernas do piloto.
No chassi, o braço oscilante foi alongado enquanto que a mesa de direção foi recuada em 15mm para deixar a Super Adventure mais estável em terrenos off-road. O tanque de combustível de três peças agora comporta 23 litros e está mais próximo do centro da motocicleta.
A suspensão, como sempre, é toda fornecida pela empresa parceira WP, com garfos invertidos XPLOR com 220 mm de curso totalmente reguláveis, assim como o amortecedor traseiro. A caixa de câmbio também recebeu melhorias da PANKL, empresa austríaca especializada em sistemas mecânicos de alta tecnologia.
Dotada de uma IMU de seis eixos inerciais, a 1290 Super Adventure R possui uma miríade de sistemas eletrônicos, como controle de tração, ABS em curvas (que pode ser desligado no Off-Road) e controle de estabilidade. Mas a versão R também conta com dois pacotes adicionais diferentes, o Rally Pack e o Tech Pack.
O Rally Pack oferece um modo de pilotagem extra, o “Rally”, além de um controle diferente do acelerador e de deslizamento da roda traseira. Ainda mais completo, o Tech Pack inclui um quickshifter, Motor Slip Regulation, Hill Hold Control, luz de freio adaptável e todos os recursos do Rally Pack.
Outras modificações incluem novos pneus Bridgestone, grafismos mais vívidos e um sistema de ignição sem chave. A Super Adventure R está disponível nas concessionárias europeias a partir de € 19.795 euros, cerca de € 1.700 a mais do que a versão convencional.