A KTM aproveitou a ocasião do Grande Prêmio da Áustria de MotoGP para apresentar a RC16, modelo com a qual irá competir de forma oficial na categoria rainha do motociclismo a partir de 2017.
A rápida apresentação aconteceu momentos antes do terceiro treino livre (TL3) e contou com a presença de Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, Stefan Pierer, CEO da KTM e Pit Beirer, chefe da divisão esportiva da marca austríaca.
O modelo RC16, que vem sendo testado desde o ano passado, possui linhas angulosas e quadradas, principalmente em volta do tanque e rabeta. O quadro é de treliça tubular, algo bastante incomum na MotoGP, onde reinam os chassis monocoque e de dupla viga.
O motor é um quatro cilindros em V, a mesma configuração já usada por Honda, Ducati e Aprilia. As suspensões foram desenvolvidas em parceria com a WP, empresa austríaca que possui um setor dentro da fábrica da KTM, em Mattighofen.
Também estava presente o piloto de teste, Mika Kallio que irá pilotar a RC16 em corridas apenas uma vez, no Grande Prêmio de Valência, a última etapa do ano, como Wild Card. Em 2017, os titulares serão Pol Espargaró e Bradley Smith.