A KTM apresentou hoje (7) a nova 890 Adventure R, versão esportiva da 790 Adventure, sua big trail média. Aos que buscam algo mais exclusivo haverá ainda a versão Rally, limitada a 700 unidades.
A marca de Mattighofen repete a mesma fórmula que já havia feito na linha 790 Duke, que recebeu uma versão esportiva de 890cc no ano passado. A linha Adventure compartilha a mesma plataforma de motor e chassi.
O motor, portanto, é um bicilíndrico em linha de 889 cm³ que produz 105 cv, cerca de 10 cv a mais que a 790 Adventure. O torque de 10 kgf.m é 1,2 kgf.m maior que o modelo convencional, já devidamente atualizado para o padrão Euro5 de emissões.
Mudanças internas foram feitas incluindo novos pistões, novos balanceiros, novas bielas, novas válvulas, novas molas de válvula. Curiosamente, a KTM afirma que as novidades pesam 20% mais, mas isso suaviza a saída, além de aumentar a estabilidade nas curvas.
Também foi adicionada uma nova embreagem deslizante e uma caixa de câmbio de seis marchas otimizada, para trocas mais rápidas e suaves. Um radiador de óleo maior foi introduzido, assim como um novo sensor de detonação para melhorar a longevidade do motor.
O quadro teve algumas atualizações menores, incluindo um novo subquadro de aço e uma mesa de direção de alumínio, para tentar compensar o peso maior do motor. Apesar do esforço dos engenheiros, as novas motos pesam 7 kg a mais a seco que o modelo anterior.
Ambas contam com suspensões WP XPLOR totalmente ajustáveis, mas enquanto a R possui 240 mm de curso, a versão Rally conta com 270 milímetros, tornado-a ainda mais adequada para o Off-Road. As rodas raiadas são de 21 e 18 polegadas, respectivamente.
Na parte eletrônica, a KTM introduziu um novo sistema de controle de tração que separa a elevação da roda dianteira e a rotação da roda traseira. A marca austríaca afirma que sua atuação é mais rápida, porém o elogiado modo “Rally” só está disponível na versão Rally. O ABS recebeu um ajuste para aumentar a potência e reduzir a intervenção e controle de cruzeiro agora vem de série nas duas versões.
Apenas 700 unidades da versão Rally serão fabricadas (200 só para os EUA), que ainda tem como diferenciais um escapamento Akrapovic, 35% mais leve, assento mais alto (910mm contra 880 mm da versão R), aros reforçados, protetores de carbono no tanque, entalhes mais grossos e grafismos da equipe oficial KTM. Nenhuma palavra foi dita sobre preço e disponibilidade, ainda mais no Brasil.
KTM 890 Adventure R
KTM 890 Adventure R Rally