Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

KTM apresenta nova 1290 Super Adventure com sistema de radar. Veja as fotos

Lucas Carioli 26 de janeiro de 2021


A KTM apresentou hoje (26) o modelo 2021 da 1290 Super Adventure. A maior big trail de sua linha está mais tecnológica do que nunca – com controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares para enfrentar a sua grande rival, BMW R1250 GS.

A 1290 Adventure ganhou aprimoramentos em todas as áreas. (Fotos: Pierer Mobility)

As mudanças, porém, não são apenas eletrônicas, com várias reformulações físicas ocorrendo. O motor, por exemplo, um V-Twin LC8 a 75º de 1.301 cm³ passou por atualizações para se adequar às novas leis do Euro5, que passam a ser obrigatórias em solo europeu esse mês.

Graças a uma carcaça de motor mais fina e a um novo circuito de óleo, o propulsor está pesando 1,6 kg a menos. A caixa de câmbio Pankl foi aprimorada e permite trocas de marcha mais rápidas e precisas, especialmente ao utilizar o quickshifter. Também foram adotados novos pistões e novos radiadores que desviam melhor o calor das pernas do piloto. São 160 cv a 9.000 rpm e 14 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm.

Além disso, foram feitas mudanças no quadro e na ergonomia. A mesa de direção foi movida 15 mm para trás e o subchassi estendido em 15 mm. O braço oscilante foi alongado para melhorar a tração. A altura do assento está 11 mm mais baixa, praticamente a mesma da R 1250 GS e ainda é regulável em 20 mm, o mesmo acontecendo com o guidão e pedaleiras.


O novo para-brisa foi desenvolvido em túnel de vento.

O tanque de combustível de 23 litros foi totalmente redesenhado. Na verdade são dois compartimentos rebaixados, semelhante ao da 890 Adventure, o que ajuda a baixar o centro de gravidade, uma herança das motos do Rali Dakar da marca. O para-brisa regulável desenvolvido em túnel de vento está maior e visa proteger o piloto das intempéries, assim como as tampas laterais.

Graças a uma nova centralina capaz de medir seis eixos inerciais, eis que chegamos no grande destaque da nova Super Adventure, a eletrônica. O controle de tração foi atualizado e é menos intrusivo do que na geração anterior. São quatro modos de pilotagem, Rain, Street, Sport, Off-Road e o opcional Rally.

O maior salto tecnológico é o controle de cruzeiro adaptativo, sistema já visto na Ducati Multistrada V4 e BMW R1250RT que utiliza radares para manter uma distância constante para o veículo à frente. São cinco configurações de distância, bem como uma função de assistência de ultrapassagem que fornece um aumento rápido de velocidade para mudança de faixa e ultrapassagem.


Painel e comandos tem funções mais claras e práticas.

A suspensão eletrônica WP também foi atualizada, o que significa responder muito mais rápido às mudanças na superfície da estrada. Existem três modos de suspensão de série (Comfort, Street e Sport), além de dois opcionais, Off-Road e Auto (que é uma opção totalmente automática). O amortecedor traseiro agora tem pré-carga automática (com um controle manual), o que duplicou as capacidades de ajuste do modelo anterior.

Toda essa miríade de sistemas eletrônicos é controlada através de um novo painel TFT de 7 polegadas que apresenta menus mais rápidos e infográficos mais claros para indicar com nitidez as várias opções onde você estiver. Os comandos nos punhos também estão mais práticos e o smartphone pode ser pareado através do aplicativo KTM My Ride. Entrada USB, iluminação de LED e um porta-objetos redesenhado estão disponíveis.

A nova KTM 1290 Super Adventure deve começar a chegar ainda em fevereiro nas concessionárias europeias custando cerca de € 20.000 (R$ 130 mil) dependendo da região. Uma série de opcionais como o pacote “Suspension Pro” e outros estarão disponíveis. Como nas versões anteriores, as revisões programadas acontecem a cada 15 mil km.

KTM 1290 Super Adventure S 2021 – Ficha técnica
Motor
Tipo Motor de dois cilindros em V a 75º, refrigerado a água, 4 válvulas por cilindro
Diâmetro x curso 108 mm x 71 mm
Deslocamento 1.301 cm³
Potência máxima 160 cv a 9.000 rpm
Torque máximo 14 kgf.m a 6.500 rpm
Taxa de compressão 13,1: 1
Embreagem Embreagem Antiestalo/Atuação Hidráulica PASC
Caixa de câmbio Seis velocidades
Ciclística
Quadro Estrutura em tubo de aço cromado, revestido a pó
Suspensão dianteira Garfo WP SAT com 48 mm de diâmetro, 200 mm de curso
Suspensão traseira WP SAT, curso de 200 mm
aros Rodas de alumínio fundido
Pneu dianteiro 120/70 ZR 19
Pneu traseiro 170/60 ZR 17
Tala dianteira 3,50 x 19
Tala traseira 5,00 x 17
Freio dianteiro Disco duplo de 320 mm com pinça Brembo de quatro pistões com montagem radial. Bosch 10.3ME Dual Channel ABS
Freio traseiro Pinça Brembo de 267 mm de disco simples e dois pistão. Bosch 10.3ME canal duplo ABS comutável
Pesos e Dimensões
Distância entre-eixos 1.557 mm
Avanço 109,2 mm
Ângulo de esterço 65,3º
comprimento N/D
Largura N/D
Altura N/D
Altura do assento 849/869 mm
Peso seco 220 kg
Capacidade do tanque 23 litros
Preço € 20.000


Tags: KTM Notícias

Continue Reading

Previous: BMW anuncia que não vai mais participar do Salão de Milão, de Colônia ou de qualquer outro
Next: Indian apresenta FTR 1200 fortemente revisada para 2021

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.