A KTM apresentou hoje (26) o modelo 2021 da 1290 Super Adventure. A maior big trail de sua linha está mais tecnológica do que nunca – com controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares para enfrentar a sua grande rival, BMW R1250 GS.
As mudanças, porém, não são apenas eletrônicas, com várias reformulações físicas ocorrendo. O motor, por exemplo, um V-Twin LC8 a 75º de 1.301 cm³ passou por atualizações para se adequar às novas leis do Euro5, que passam a ser obrigatórias em solo europeu esse mês.
Graças a uma carcaça de motor mais fina e a um novo circuito de óleo, o propulsor está pesando 1,6 kg a menos. A caixa de câmbio Pankl foi aprimorada e permite trocas de marcha mais rápidas e precisas, especialmente ao utilizar o quickshifter. Também foram adotados novos pistões e novos radiadores que desviam melhor o calor das pernas do piloto. São 160 cv a 9.000 rpm e 14 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm.
Além disso, foram feitas mudanças no quadro e na ergonomia. A mesa de direção foi movida 15 mm para trás e o subchassi estendido em 15 mm. O braço oscilante foi alongado para melhorar a tração. A altura do assento está 11 mm mais baixa, praticamente a mesma da R 1250 GS e ainda é regulável em 20 mm, o mesmo acontecendo com o guidão e pedaleiras.
O tanque de combustível de 23 litros foi totalmente redesenhado. Na verdade são dois compartimentos rebaixados, semelhante ao da 890 Adventure, o que ajuda a baixar o centro de gravidade, uma herança das motos do Rali Dakar da marca. O para-brisa regulável desenvolvido em túnel de vento está maior e visa proteger o piloto das intempéries, assim como as tampas laterais.
Graças a uma nova centralina capaz de medir seis eixos inerciais, eis que chegamos no grande destaque da nova Super Adventure, a eletrônica. O controle de tração foi atualizado e é menos intrusivo do que na geração anterior. São quatro modos de pilotagem, Rain, Street, Sport, Off-Road e o opcional Rally.
O maior salto tecnológico é o controle de cruzeiro adaptativo, sistema já visto na Ducati Multistrada V4 e BMW R1250RT que utiliza radares para manter uma distância constante para o veículo à frente. São cinco configurações de distância, bem como uma função de assistência de ultrapassagem que fornece um aumento rápido de velocidade para mudança de faixa e ultrapassagem.
A suspensão eletrônica WP também foi atualizada, o que significa responder muito mais rápido às mudanças na superfície da estrada. Existem três modos de suspensão de série (Comfort, Street e Sport), além de dois opcionais, Off-Road e Auto (que é uma opção totalmente automática). O amortecedor traseiro agora tem pré-carga automática (com um controle manual), o que duplicou as capacidades de ajuste do modelo anterior.
Toda essa miríade de sistemas eletrônicos é controlada através de um novo painel TFT de 7 polegadas que apresenta menus mais rápidos e infográficos mais claros para indicar com nitidez as várias opções onde você estiver. Os comandos nos punhos também estão mais práticos e o smartphone pode ser pareado através do aplicativo KTM My Ride. Entrada USB, iluminação de LED e um porta-objetos redesenhado estão disponíveis.
A nova KTM 1290 Super Adventure deve começar a chegar ainda em fevereiro nas concessionárias europeias custando cerca de € 20.000 (R$ 130 mil) dependendo da região. Uma série de opcionais como o pacote “Suspension Pro” e outros estarão disponíveis. Como nas versões anteriores, as revisões programadas acontecem a cada 15 mil km.
KTM 1290 Super Adventure S 2021 – Ficha técnica
Motor | ||
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Tipo | Motor de dois cilindros em V a 75º, refrigerado a água, 4 válvulas por cilindro | |
Diâmetro x curso | 108 mm x 71 mm | |
Deslocamento | 1.301 cm³ | |
Potência máxima | 160 cv a 9.000 rpm | |
Torque máximo | 14 kgf.m a 6.500 rpm | |
Taxa de compressão | 13,1: 1 | |
Embreagem | Embreagem Antiestalo/Atuação Hidráulica PASC | |
Caixa de câmbio | Seis velocidades | |
Ciclística | ||
Quadro | Estrutura em tubo de aço cromado, revestido a pó | |
Suspensão dianteira | Garfo WP SAT com 48 mm de diâmetro, 200 mm de curso | |
Suspensão traseira | WP SAT, curso de 200 mm | |
aros | Rodas de alumínio fundido | |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR 19 | |
Pneu traseiro | 170/60 ZR 17 | |
Tala dianteira | 3,50 x 19 | |
Tala traseira | 5,00 x 17 | |
Freio dianteiro | Disco duplo de 320 mm com pinça Brembo de quatro pistões com montagem radial. Bosch 10.3ME Dual Channel ABS | |
Freio traseiro | Pinça Brembo de 267 mm de disco simples e dois pistão. Bosch 10.3ME canal duplo ABS comutável | |
Pesos e Dimensões | ||
Distância entre-eixos | 1.557 mm | |
Avanço | 109,2 mm | |
Ângulo de esterço | 65,3º | |
comprimento | N/D | |
Largura | N/D | |
Altura | N/D | |
Altura do assento | 849/869 mm | |
Peso seco | 220 kg | |
Capacidade do tanque | 23 litros | |
Preço | € 20.000 |