Apesar dos avanços em outros segmentos, a KTM continua sendo A marca no que se refere à motos de Enduro e Off-Road. Essa semana os austríacos apresentaram a linha 2023 antes de todos os outros.
Todos os modelos da família EXC (dois tempos) e EXC-F (quatro tempos) receberam um quadro de aço de cromo-molibdênio, suspensões WP XPLOR na frente e atrás (com Progressive Damping System na traseira) e grafismos com um pouco de roxo “para homenagear os modelos de enduro do início dos anos 1990”.
Como acontece desde 2017, os modelos de dois tempos utilizam uma injeção eletrônica especialmente desenvolvida (TPI), que mantém toda aquela agressividade gostosa desse tipo de motor sem agredir o meio ambiente. São cinco motocicletas disponíveis: 150 EXC, 250 EXC, 300 EXC, 250 EXC Six Days e 300 EXC Six Days.
No lado das quatro tempos, haverá nada menos do que oito modelos disponíveis: 250 EXC-F, 350 EXC-F, 450 EXC-F, 500 EXC-F, 250 EXC-F Six Days, 350 EXC-F Six Days, 450 EXC-F Six Days, e 500 EXC-F Six Days, as três últimas com grafismos especiais, com um assento roxo e o acréscimo de branco na mistura.
Se você está se perguntando o que significa “Six Days” é um aceno para o próximo International Six Days Enduro (ISDE) de 2022, evento que é celebrado como a prova de Off-Road mais antiga do calendário da FIM e que este ano vai sediar sua 96ª edição entre 29 de agosto e 3 de setembro.
Todas devem chegar às concessionárias europeias da KTM em maio, com preços entre 9 mil euros e 13 mil euros. No Brasil, a fabricante de Mattighofen é incipiente nas ruas, mas alguns desses modelos Off-Road podem sem encontrados nas poucas revendas da marca. Pergunte a um trilheiro experiente o que ele acha delas.