A KTM está apresentando a linha 390 Adventure para 2025. A menor das big trail da marca austríaca passou pela sua maior leva de atualizações desde sua introdução em 2019 e agora conta com duas versões: R para off-road e X para o asfalto.
Embora tenha sido vista como um conceito no Salão de Milão em novembro, esta é a primeira vez que vemos a 390 Adventure R totalmente pronta para produção, que ficará a cargo da Bajaj Auto, em sua fábrica na Índia. Esse é o primeiro modelo R que será fabricado fora da Áustria.
A nova aventureira é baseada em grande parte na 390 Enduro R (também lançada em janeiro de 2025), compartilhando o mesmo motor, quadro e suspensão. As principais diferenças são um tanque cinco litros maior (14 litros) além de uma nova carenagem e para-brisa inspirados nos ralis.
O motor é o recentemente introduzido monocilíndrico LC4c de 399 cm³ igual ao da linha Duke, o que significa que há 44 cv a 8.500 rpm e 29 lb.ft de torque a 7.000 rpm disponíveis. O escapamento de aço inoxidável está 5 kg mais leve e há também uma caixa de câmbio reajustada.
O quadro, embora derivado da Duke e da Enduro, recebeu novos suportes, um ângulo de direção revisado e um guidão 25 mm mais alto para se adequar à nova função. A suspensão é composta por garfos WP de 43 mm e amortecedor traseiro, ambos reguláveis e com 230 mm de curso.
Como toda trail que se preze, a combinação de rodas raiadas é de 21 polegadas na frente e 18 na traseira, com pneus Mitas E07 de uso misto. O disco de freio dianteiro de 320 mm é mordido por pinças flutuantes de 2 pistões da ByBre (segunda linha Brembo).
O painel é composto por uma tela TFT de cinco polegadas que controla três modos de pilotagem (Street, Off-Road e Rain), controle de tração comutável sensível a curvas e, para um toque de conforto, controle de cruzeiro opcional. O sistema ABS é de canal duplo.
Para aqueles que querem algo mais comedido, a KTM está disponiblizando também a 390 Adventure X, que além de melhor para rodar no asfalto será mais barata. Esta compartilha o mesmo quadro e motor, mas tem rodas fundidas de 19 e 17 polegadas e pneus mais esportivos.
O curso da suspensão também foi reduzido para 200 mm e não há possibilidade de ajuste de compressão ou amortecimento de retorno em nenhuma das extremidades – exceto na pré-carga do amortecedor. Como consequência, a altura do assento foi reduzida de 870 mm para 825 mm.
Na parte eletrônica, os modos de condução são os mesmos, mas não há controle de tração em curvas e o painel tem uma tela de LCD mais simples, embora mantenha a mesma conectividade com o smartphone e função de navegação integradas.
Esta é a primeira KTM lançada após a saída do chefe da marca – e verdadeiro guru da empresa – Stefan Pierer desde 1992. Mesmo com as linhas de produção na Áustria interrompidas, as motocicletas chegarão aos concessionários europeus em março, já que a produção virá da Índia.



