A KTM já está pronta para disputar o Rali Dakar, que começa em 5 de janeiro. A equipe austríaca, que recuperou o título em 2023 com Kevin Benavides, vai tentar repetir a dose em 2024, mas sofreu alguns revezes ao longo do ano.
Benavides recuperou a coroa para a KTM, o que não acontecia, com sua própria marca, desde 2019. No entanto, a temporada de 2023 não foi boa para o argentino de 34 anos, com lesões que o obrigaram a perder várias corridas ao longo do ano.
Apesar de ter sofrido mais uma lesão frustrante na perna durante o treino em dezembro, Benavides espera estar perto de 100% apto para o Dakar e capaz de se concentrar no seu objetivo de conquistar o terceiro título, segundo consecutivo.
“Eu estava cheio de confiança depois da minha vitória de Dakar, mas depois quebrar meu fêmur no início da temporada, seguido pelo meu pulso mais tarde, significava que não consegui muito tempo de corrida na moto“, explicou Benavides.
“Nos bastidores, eu treinei o máximo possível para reconstruir minha aptidão e força mental, mas foi um ano difícil, com certeza. Agora, indo para um novo ano e um novo Dakar, eu realmente quero deixar 2023 para trás e lutar pela vitória mais uma vez“, garantiu.
Seu companheiro de equipe será, mais uma vez, Toby Price. O australiano, bicampeão no evento, perdeu a vitória em 2023 por apenas 43 segundos. Depois teve uma forte temporada de corridas em 2023, terminando seu ano com uma vitória convincente no Rali do Marrocos.
“O Dakar de 2024 será o meu 10º no geral e meu nono com a equipe de fábrica da KTM. Tive dois primeiros lugares, um segundo e três terceiros. Conquistar outra vitória na minha 10ª tentativa, seria incrível”, reconhece Price. “Estou bem fisicamente e a moto é boa, definitivamente estamos prontos.“
Matthias Walkner, como de praxe, seria o terceiro piloto da KTM, mas perderá o Dakar devido a uma lesão que sofreu na perna esquerda enquanto treinava nos Estados Unidos. Assim, a equipe de fábrica vai para o evento com apenas dois pilotos oficiais.
A 46ª edição do Rally Dakar será realizada de 5 a 19 de janeiro de 2024, começando em Alula e concluindo duas semanas depois em Yanbu, nas margens do Mar Vermelho. No total, os concorrentes cobrirão quase 8.000 km, dos quais 5.000 serão disputados contra o relógio.