A KTM apresentou hoje (6) as primeiras imagens da 1290 Super Duke RR, versão extremamente esportiva da hypernaked austríaca. Apenas 500 unidades serão produzidas.
Conforme já havíamos antecipado aqui, a maior diferença dessa versão é a redução de peso em relação a 1290 Super Duke R, o que significa apenas 180 kg totais na balança. Isso foi conseguido graças ao emprego extenso da fibra de carbono.
O nobre material está por toda a parte, desde a carenagem, o subchassi, o protetor de corrente, o para-lama, os dutos de freio, a bandeja inferior – até mesmo a base do assento e a fechadura da ignição são feitos de fibra de carbono laminada.
Além disso, há uma nova mesa de direção usinada que economiza 320 gramas, novas rodas forjadas que retiram outros 1,5 kg e uma nova bateria de lítio mais leve (-2,5kg). No total, os engenheiros de Mattighofen conseguiram retirar 9 kg da motocicleta.
O motor de 1.301 cm³ não foi propriamente modificado, mas conta com um novo comando de acelerador de curso curto, caracterizado por um ângulo de abertura de 65 graus (7º a menos que o padrão) e uma nova ponteira Akrapovic de titânio. Um sistema de exaustão completo também está disponível (mas não é legalizado para as ruas).
Isso fez com que a potência final aumentasse um pouquinho, de 177 cv e 14,2 kgf.m a 8.000 rpm na versão R, para 180 cv com o mesmo torque na versão RR. Isso significa que a nova motocicleta tem uma relação peso/potência de 1:1, número mágico para quem busca performance pura.
Na suspensão, a moto vem com bengalas WP Apex Pro 7548 Close Cartridge totalmente ajustáveis. Na parte traseira, o amortecimento fica a cargo de um WP Apex Pro 7746. A motocicleta ainda conta com amortecedor de direção igualmente regulável e premium. Os pneus Michelin Power Cup2 foram concebidos para proporcionar ainda mais aderência.
O pacote eletrônico também foi otimizado, com uma menor intervenção do controle de tração em todos os modos. O modo Sport foi substituído pelo “Performance”, que permite que você mexa no TC e nas configurações do acelerador, habilite o controle de largada e desative o anti-wheelie.
Como dissemos, apenas 500 unidades serão produzidas da 1290 Super Duke RR por cerca de 25.000 euros (mais de R$ 140.000), enquanto a versão R custa aproximadamente € 20 mil. As encomendas devem ser feitas online no site da KTM a partir do dia 8 de abril, às 10h00 locais.