A KTM é uma marca que costuma agradar em cheio o seu público alvo (nos países que participa). Um exemplo é a recém apresentada “450 Rally Replica”, versão quase idêntica à motocicleta que compete no Rali Dakar e deve deixar os fãs de Off-Road babando.
Projetada para quem gosta e entende mesmo de pilotar no Off-Road, a 450 Rally Replica não é para amadores: o assento está a estratosféricos 960 mm de altura, a suspensão profissional WP XACT PRO tem mais de 300 mm de curso e o peso a seco é de meros 139 kg, resultado de um quadro treliçado em cromo-milibdênio.
A caixa de câmbio de seis marchas é desenvolvida pela empresa parceira, PANKL Racing Systems AG, com as mesmas especificações da equipe Red Bull KTM Factory Racing. O mesmo pode ser dito do braço oscilante de alumínio, muito próximo ao que é disponibilizado para os pilotos da marca nas competições.
Há dois tanques de combustíveis. O extra, de 16 litros, está localizado na parte traseira e atua na distribuição de peso. No total são 33 litros para atravessar grandes distâncias, de preferência em uma paisagem desértica. O sistema de iluminação e o para-brisa são iguaizinhos aos da moto de competição.
Para completar o pacote foi instalada uma ponteira Akrapovic de titânio que deixa o ronco do motor monocilíndrico de 449 cm³ ainda mais encorpado. Os dados de desempenho não foram revelados. Apenas 70 unidades serão disponibilizadas. Ou seja, só para os mais fanáticos mesmo.
Talvez o único ponto negativo da KTM 450 Rally seja a pintura branca e laranja muito simples e conservadora. Presumo que os fãs gostariam de algo mais próximo ao das máquinas de corrida, como a combinção azul, amarelo e vermelho da equipe oficial ou ainda a unidade laranja e preta utilizada por Danilo Petrucci esse ano. Ô, dona KTM…