Um dos grandes destaques do Salão de Colônia, realizado na Alemanha, semana passada, foi o lançamento da KTM 1290 Super Adventure. O objetivo da marca austríaca é claro: destronar a épica BMW R 1200 GS Adventure.
A big trail já havia sido flagrada em testes nos últimos meses, completamente sem disfarces. A própria KTM não resistiu e soltou uma foto oficial antes do salão, de forma que suas linhas não são completamente inéditas.
A 1290 Super Adventure veio para colocar um degrau acima da já consagrada 1190 Adventure. Entretanto, a nova moto não tem a missão de substituí-la. Até segunda ordem, os dois modelos irão conviver pacificamente.
O motor é derivado da esportiva 1290 Super Duke R. Trata-se de um dois cilindros em V e 1301 centímetros cúbicos, com refrigeração mista, líquido/ar. Com um novo cabeçote e um virabrequim mais pesado o propulsor está agora produzindo em torno de 160 cv. O torque não foi informado, mas presumimos que o pico esteja disponível em rotações mais baixas.
A carenagem foi toda desenhada para minimizar os efeitos do vento, o que contribui para reduzir o cansaço em longas viagens. O para-brisas pode ser ajustado em altura com a mão. Punhos e assento são aquecidos. Cabem impressionantes 30 litros no tanque de combustível.
Como não poderia deixar de ser, a tecnologia é farta. A 1290 Super Adventure vem com suspensões semi-ativas, capazes de ajustar em tempo real a regulagem dos amortecedores ao piso. Há múltiplos modos de pilotagem, de controle de tração e ABS, assim como piloto automático, monitoramento da pressão dos pneus e faróis com leds.
A KTM ainda não divulgou preços, mas acredita-se que deve ficar na faixa dos 15 mil euros. A marca laranja quer destronar a lendária BMW R1200 GS da condição de rainha das longas viagens, assim como a recente e elogiada Yamaha 1200 Super Ténéré. Ainda não há informações sobre sua chegada ao Brasil.