A KTM está apresentando no Salão de Milão, essa semana, na Itália, a sua mais nova big trail: 1050 Adventure. Menos larga e pesada do que suas irmãs maiores, a motocicleta mira nos viajantes ocasionais.
A moto chega com a missão de substituir a bem vendida 990 SMT. O motor é o mesmo V-Twin, com 75 graus de inclinação, refrigerado a água da 1190 e 1290 Adventure, entretanto, reduzido para 1050, fez o modelo ficar 17 quilos mais leve.
Poucos dados técnicos foram revelados até o momento, mas especula-se que a potência fique em torno dos 95 cv. Se o motor não é novo, as suspensões são. As duas bengalas invertidas e reguláveis da 1050 Adventure foram desenhadas com exclusividade. Atrás, um monoamortecedor WP, também ajustável.
A moto tem um compromisso intermediário de rodagem em estradas asfaltadas e de terra. As rodas têm aros de 19 polegadas na frente e 18 atrás, calçada com pneus Metzeler Tourance Next, de caráter misto. O design geral segue a linha “aventureira” da marca laranja.
Ao contrário da grandalhona 1290 Adventure, apresentada no mês passado no Salão de Colônia, na Alemanha, que se mostra como uma parceira para dar a volta ao mundo, a 1050 Adventure mira no motociclista viajante ocasional, que curte passear nos finais de semana até o estado vizinho, precisando de uma motocicleta mais ágil e leve.
A KTM quer, com a 1050 Adventure, roubar alguns clientes da Suzuki V-Strom 1000. Para isso, se aproveita do prestígio de sua própria marca. ABS e controle de tração são de série e há também uma vasta gama de acessórios de personalização, chamado de “KTM PowerParts” que incluem manoplas e assentos aquecidos, alforges e bauletos, protetor de cárter e ‘mata-cachorro’, além de um alarme antifurto e muitos outros. Preços ainda não foram divulgados.