Maverick Viñales precisará de uma pausa para se recuperar totalmente de sua queda no GP da Alemanha no fim de semana passado. E, como o GP da República Checa acontece já no próximo fim de semana, a KTM precisou recorrrer a um piloto substituto.
O atual piloto reserva da equipe austríaca, Pol Espargaró foi o eleito para substituir Viñales no GP da República Checa, no circuito de Brno, uma pista que o espanhol conhece bem e tem boas lembranças. Na última passagem da MotoGP por lá, em 2020, ele se classificou em sexto e lutou pela vitória.
“Aquela foi uma das minhas melhores fases na KTM”, lembra ele, que no ano seguinte foi para a Honda. “Brno é uma pista fantástica e estou ansioso para ver como será a nova superfície. Não tenho outras expectativas além de aproveitar o fim de semana e aproveitar alguns dias valiosos para o nosso projeto.”
Quanto à Viñales, ele teve um ombro deslocado em um acidente na primeira volta do Q2 do GP da Alemanha e teve que passar por um procedimento cirúrgico. O espanhol vai usar as férias de verão para se recuperar totalmente para a segunda metade da temporada.
“Estamos muito felizes que a cirurgia do Maverick tenha corrido bem e que ele agora terá algumas semanas extras para se recuperar e poder voltar à sua corrida em casa em agosto. Um grande obrigado ao Pol, que interveio em tão pouco tempo e garantiu que pudéssemos começar com força total. Ele conhece muito bem a moto, a equipe e a pista — isso é especialmente valioso nesta fase da temporada“, disse o gerente da equipe, Aki Ajo.
A KTM não terá Maverick Viñales, mas terá Enea Bastianini. O italiano, que não esteve presente na Alemanha, se recuperou da apendicite a tempo e completa a dupla da equipe Tech3 para a última corrida antes das férias de verão.