No início do mês, a KTM surpreendeu com o lançamento da 890 Adventure, R e Rally. Ontem (19) a marca austríaca apresentou mais uma versão, dessa vez melhor preparada para ficar na estrada.
Enquanto os modelos R e Rally parecem prontos para atacar a primeira trilha que aparecer, a nova 890 Adventure prefere permanecer na rodovia pavimentada, embora tenha praticamente todos os componentes de alta especificação das irmãs Off-Road. Os ajustes são sutis.
O para-brisa, por exemplo, é mais alto, enquanto o para-lama dianteiro é mais baixo, rende à roda. Amplo, o assento é mais tem dois níveis para deixar o garupa mais confortável e os pneus não tem knobs tão protuberantes, para garantir uma tocada menos ruidosa no asfalto.
Já que visa enfrentar terrenos menos acidentados, a altura do assento foi rebaixada para 850 milímetros (880mm na R e 910mm na Rally) e o curso das suspensões diminuído. Os garfos dianteiros tem apenas 200mm de “viagem” enquanto a R vai a 240mm e a Rally a 270mm. O amortecedor traseiro oferece maior potencial de adaptação graças a um novo ajustador manual de compressão e rebote.
Chassi e motor, no entanto, são os mesmos, um bicilíndrico em linha de 889 cm³ que produz 105 cv de potência e 10 kgf.m de torque, já adequado ao Euro5. O guidão de alumínio, com uma faixa de ajuste de 30 milímetros, pode ser montado em até seis posições diferentes.
O condutor dispõe de um painel digital TFT colorido de 5 polegadas com conexão com o smartphone e permite a manipulação de vários modos de pilotagem, controle de tração modificado e ABS em curvas com funcionalidade off-road (roda traseira desligada). Aliás, ambos são comutáveis. Controle de cruzeiro, quickshifter, manoplas e assento com aquecimento são os opcionais, assim com o sistema de bagagem.
E, assim como havia feito com as versões R e Rally, a KTM ainda não anunciou nenhum preço e disponibilidade para a 890 Adventure, o que será feito em novembro. Mas sua chegada às concessionárias europeias e norte-americanas deve acontecer no primeiro semestre de 2021. Quanto ao Brasil, bem…