A expansão da KTM não para. Nessa sexta-feira (27) a montadora austríaca anunciou uma Joint Venture com a Gas Gas, pequena fabricante espanhola conhecida por suas motos de enduro e trial.
A negociação foi efetuada com a Black Toro Capital, atual proprietária da Gas Gas. No comunicado, eles afirmam que os planos da KTM são de desenvolver motocicletas a gasolina e a bateria na Espanha, mas especula-se que os austríacos tenham adquirido 60% da empresa.
“Foi assinada uma cooperação e ambos os parceiros veem isso como um ponto de partida para um futuro brilhante da conhecida marca internacional Gas Gas“, disseram. “Novos modelos serão desenvolvidos juntamente com as motos Trial e Enduro da Gas Gas“.
“Pretende-se que a Gas Gas seja adicionada, juntamente com a KTM e a Husqvarna como terceira marca da forte rede de vendas do grupo KTM Industries (grupo Pierer Mobility). O acordo está sujeito à aprovação das autoridades antitruste”.
Surgida em 1985 após a falência de outra fabricante, a Bultaco, a Gas Gas se firmou, ao lado da Montesa, como uma das mais proeminentes marcas de enduro e trial da Espanha, país que muito pratica essas modalidades.
Nos últimos anos, no entanto, sua situação financeira se deteriorou despertando o interesse da KTM. Desde 2015 a marca austríaca demonstra interesse em adquirir a Gas Gas criando um curioso protesto dos funcionários. No acordo, no entanto, eles garantem que fábrica sediada em Girona, no nordeste da Espanha, não será fechada.