O resgate da KTM está se mostrando mais difícil do que o planejado. Ontem (22), a empresa controladora da marca disse que eles ainda não encontraram investidores e que o capital que precisa ser levantado até 23 de maio não será atingido nessa data.
Conforme estipulado na última reunião acordada pelos credores em 25 de fevereiro, a KTM precisa levantar cerca de 600 milhões de euros até 23 de maio para poder cumprir a cota de 30% do plano de reestruturação estabelecido na ocasião.
De acordo com o comunicado, a Pierer Mobility está “na fase de finalização das negociações com investidores de capital e dívida”. A publicação dos resultados financeiros de 2024, prevista para o final de abril, foi adiada e a pauta da próxima reunião dos credores (dia 25) alterada.
A empresa agora está trabalhando com seu principal acionista – os indianos da Bajaj Auto – em uma alternativa para poder implementar o plano de reestruturação. Eles criaram uma empresa chamada Pierer Bajaj AG, que por sua vez, controla a Pierer Mobility AG.
De acordo com seu site, a Pierer Bajaj detém 74,9% da Pierer Mobility, com ações em circulação no mercado totalizando aproximadamente 25%. Além disso, a Pierer Bajaj AG, detém pouco mais de 50% da Pierer Industrie, com as ações restantes sendo detidas pelo Indian Bajaj Group.
Segundo consta, os indianos teriam injetado cerca de 150 milhões de euros na KTM nos últimos meses, para reativar a produção nas fábricas de Mattighofen, na Áustria, paradas desde dezembro, quando a KTM se tornou uma empresa insolvente.
Nesse meio tempo, falou-se os chineses da CF Moto, a empresa de ativos norte-americana Whitebox Advisors LLC e até a BMW Motorrad podiam entrar como investidores da KTM. Mas os novos acionistas da marca não deverão se tornar públicos antes de junho.