Em maio, a KTM confirmou que vai apresentar em breve uma nova esportiva carenada, a 990RC R. Agora, um protótipo foi visto em testes, comprovando o trabalho da fabricante austríaca no modelo.
A motocicleta é baseada na Duke 990 e seu novo motor, um dois cilindros em linha de 947 cm³, porém com uma pimenta extra que o faz render cinco cavalos a mais, ou seja, 126,2 cv e 10,5 kgf.m de torque, dados já confirmados oficialmente pela KTM.
Pelo que podemos ver nas fotos, a 990RC R não é radicalmente esportiva, com uma quantidade razoável de espaço para as pernas do piloto, um alcance fácil para ajuste dos espelhos e não muito peso sobre os pulsos, apesar de possuir semi-guidões.
A suspensão dianteira é composta por garfos WP Apex ajustáveis manualmente e também podemos ver um grande painel TFT colorido atrás da bolha. Os piscas dianteiros provavelmente serão montados no meio da carenagem, com um único farol de LED colocado na frente.
Participante da MotoGP, a KTM sabe da importância das asas nas motos carenadas atuais, em termos de desempenho e de marketing. E a 990RC R está com elas, que parecem formar um bigode em ambos os lados dos conjunto óptico dianteiro.
A versão de maio tinha assento apenas para o piloto, mas agora a moto já conta com um espaço para o garupa, com suas respectivas pedaleiras bem altas no subchassi. As pinças de freio parecem vir da Brembo, com pneus Michelin Power Cup 2.
É claro que a KTM quer aproveitar o seu envolvimento com a MotoGP para impulsionar as vendas da 990RC R, mas eles também estão de olho em uma participação no Mundial de Supersport, que agora permite esse tipo de moto em seu regulamento. O lançamento deve acontecer no fim do ano.