A KTM apresentou hoje (8) as primeiras imagens da 990RC R, sua primeira esportiva carenada em mais de uma década. Com ela, os austríacos esperam enfrentar a Ducati Panigale V2 e quem sabe até entrar no Mundial de Supersport.
Embora vista aqui ainda em pré-produção, ela surge depois de anos de rumores e fotografias de espionagem. Embora apenas detalhes limitados estejam disponíveis no momento, a KTM confirmou que a moto produz 126,2 cv e 10,5 kgf.m de torque.
Isso é cerca de seis cavalos a mais do que a 990 Duke na qual deriva, com a capacidade cúbica do motor de dois cilindros em linha LC8c provavelmente permanecendo a mesma, de 947 cm³. Diz-se que esse propulsor pesa apenas 57 kg.
Ele está alojado em uma estrutura treliçada de aço projetada com o desempenho em mente, com um equilíbrio de peso maior na parte frontal. Apresenta um ângulo de direção de 25 graus e maior rigidez para forças em curva em alta velocidade.
Um subquadro de alumínio fundido é aparafusado na parte traseira, com um braço oscilante escurecido, deixando espaço para o escapamento rebaixado do lado direito. O manete de câmbio é reversível para mudanças de marcha no estilo de corrida de série.
A suspensão, como era de se esperar, utiliza garfos de cartucho aberto WP Apex totalmente ajustáveis, com rodas de alumínio fundido de cinco raios envoltas em pneus Michelin. As pinças Brembo também estão presentes em ambas as extremidades, com ABS sensível às curvas.
A 990RC R marca o retorno da KTM ao segmento supersport desde a RC8 V-twin, introduzida em 2008 e descontinuada em 2016. Desde então, a empresa ofereceu apenas a RC 8C, um modelo edição limitada feito em colaboração com a empresa de competição Krämer Motorcycles.
Ela se junta a uma classe supersport ressurgente, que agora mistura as tetracilíndricas de 600cc, Honda CBR600RR e Kawasaki ZX-6R, com as bicilíndricas de maior deslocamento, Ducati Panigale V2, Yamaha R7 e Aprilia RS 660, que fazem grande sucesso.
Inclusive, há uma grande expectativa de que com essa moto a KTM entre no Mundial de Supersport (WorldSSP) nas próximas temporadas. Para isso, ela precisa homologar um modelo de produção. A 990RC R deixa as linhas de produção no início de 2025.