A KTM apresentou essa semana a 990 Duke R, versão esportiva da naked que voltou ao mercado europeu no ano passado. A motocicleta vem com mais potência, componentes mais sofisticados e uma cor exclusiva.
O motor bicilíndrico LC8c de 947 cm³ foi remapeado para extrair 7 cv adicionais, resultando em 130 cv de potência máxima (contra 123 cv do modelo anterior) e 103 Nm de torque máximo a 10.500 rpm (era 10.000 rpm na Duke 900 comum). O peso permaneceu como antes, 190 kg.
A distância do solo foi aumentada em 15 mm para incentivar ângulos de inclinação maiores em ambos os lados. Isso foi alcançado por meio de uma suspensão com curso mais longo, além de um ângulo de braço oscilante mais acentuado.
Os garfos, com expessura aumentanda de 43 mm para 48 mm, oferecem 143 mm de curso (antes 140 mm) e são 34% mais rígidos para uma maior estabilidade. Na traseira, o amortecedor foi atualizado para funcionar junto com uma nova articulação e uma redução no curso de 10 mm para menos movimento.
Além disso, você encontrará discos de freio de 320 mm com pinças Brembo Stylema monobloco e um cilindro mestre Brembo MCS em ambas as extremidades das rodas de 17 polegadas, que são calçadas com pneus Michelin Power Cup 2, quase slicks.
De última geração, o painel TFT de 8,88 polegadas é capaz de dividir a tela em duas. Há novos comandos nos punhos para conectividade, navegação e modos de pilotagem, que podem ser personalizados para atender às preferências do piloto. O ABS pode ser desativado na roda traseira.
A nova 990 Duke R vai estar disponível com grafismos em preto e branco fosco com quadro em laranja. O preço não foi divulgado, mas o modelo convencional custa cerca de 15.000 euros, o que já é bastante caro. A nova versão R custará provavelmente, pelo menos, mais 1.000 euros a mais.