Dez anos depois, a KTM 990 Super Duke pode estar voltando inteiramente renovada, como uma versão ainda mais esportiva da 890 Duke, conforme revela essa sequência de fotos que descobrimos.
Nos idos de 2010, a KTM era uma pequena fabricante austríaca de motos Off-Road, bem mais modesta do que o império que construiu hoje. Suas incursões On-Road eram poucas e radicais, tendo a 990 Duke como uma das opções mais excitantes.
O tempo passou e hoje a KTM possui uma linha completa de roadsters urbanas, começando com as pequenas 125 Duke chegando à monstruosa 1290 Super Duke RR. No meio encontra-se a 890 Duke, que por sua vez, era uma versão esportiva da 790 Duke.
A maior diferença visível do protótipo dessas fotos para a 890 Duke é o conjunto óptico dianteiro, com um farol muito menor envolto no que parece ser uma grade, que mantém o desenho visto nos últimos anos. O braço oscilante também parece revisado.
O resto da carroceria permanece nítido e angular, uma característica utilizada pelo estúdio de design Kiska para todas as Duke atuais, mas ainda oferece uma visão significativamente diferente do estilo naked do que vimos anteriormente.
Não conseguimos ver o lado direito da moto nessas fotos. Apenas a frente, o lado esquerdo e a traseira são visíveis. Mas o protótipo utiliza um par de rodas de liga leve com um padrão de raios diferente do encontrado na 890 Duke R 2023.
Cerca de dois anos atrás, flagramos outro protótipo com as mesmas características (e do lado direito), o que nos leva a crer que estamos falando da mesma moto. Rodando praticamente sem disfarces, o lançamento pode não estar muito longe, vindo a acontecer no EICMA dentro de alguns meses.