A KTM apresentou ontem (24) a 890 SMT, supermoto de grande deslocamento, que está de volta ao mercado após 10 anos de ausência. A marca austríaca classifica o modelo como um misto de Adventure e Duke.
O motocross está no DNA da KTM, com seus numerosos títulos na MXGP e Dakar. Mas os austríacos queriam mais e resolveram se expandir para as ruas. O resultado foi o surgimento de modelos híbridos entre os dois mundos, os Supermoto (SMT).
Entre 2009 e 2013 a KTM tinha um modelo com a mesma proposta, a 990 SMT; agora a fabricante de Mattighofen quer reviver o conceito com a 890 SMT, que é impulsionada pelo motor da 890 Adventure, com partes da ciclística emprestadas da 890 Duke.
Os números de desempenho, portanto, são conhecidos: potência máxima de 105 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 100 Nm, os mesmos da 890 Adventure, porém abaixo dos 121 cv da atual 890 Duke R, o que teria sido interessante. O motivo para essa escolha você entende abaixo.
Com carenagem frontal e banco relativamente confortável para 2 pessoas, a KTM 890 SMT tem um tanque de combustível razoável de 15,8 litros e uma autonomia correspondente de mais de 300 quilômetros. O objetivo dos engenheiros claramente foi fazer uma moto utilizável fora da pista.
As suspensões WP Apex são totalmente ajustáveis. O curso e, portanto, o conforto estão quase no nível do enduro com 180 milímetros na frente e atrás. A altura do assento também é de motocross, 860 milímetros do solo. Leve, a motocicleta pesa apenas 194 kg a seco.
As rodas calçadas em pneus esportivos, tem medidas 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira. A frenagem é fornecida por discos duplos de 320 mm e pinças de quatro pistões na frente e freio a disco de 260 mm e pinças de pistão duplo na traseira, com ABS otimizado para inclinação e ajustável.
A parte eletrônica, como em toda KTM, é de alto nível, começando por uma tela TFT de 5 polegadas completamente personalizável com conexão com o smartphone; Os modos de pilotagem, Rain, Street e Sport, vêm com configurações de Supermoto que liberam certo potencial de drift na roda traseira.
A motocicleta ainda conta com quickshifter, controle de cruzeiro, regulação de patinagem do motor (MSR) e manoplas aquecidas. A sua chegada às concessionárias europeias começa em maio por cerca de 15.000 euros. Aparentemente, só haverá uma opção de cor, em preto, branco e laranja.