A Factory Powersports, distribuidora oficial da KTM no Brasil, confirmou hoje (10) a vinda dos modelos 890 e 890R ao país ainda nesse mês de dezembro. A motocicleta, lançada há pouco tempo na Europa, é a aposta da marca austríaca entre as chamadas big trails médias.
Apresentada em outubro do ano passado, a 890R é a versão esportiva da anterior KTM 790 Adventure, nomenclatura que Factory Powersports não está aplicando no Brasil, provavelmente por uma questão de direitos autorais relativos à BMW. Esse ano, a 790 foi descontinuada e todas as motos da linha são de 890cc.
A 890R compartilha a mesma plataforma da 790 Adventure, mas com o deslocamento do motor de dois cilindros em linha aumentado para 899 cm³ graças a pistões com diâmetro e curso aumentado, além de novos balancins, bielas, válvulas e molas de válvula. Sua potência máxima é de 105 cv a 8.000 rpm e 10 kgf.m a 6.500 giros.
O quadro de aço também é o mesmo da 790, porém com um sub quadro reforçado e uma mesa de direção de alumínio, para compensar o peso extra do motor. No total, a 890R pesa 196 kg a seco. As bengalas dianteiras WP XPLOR de 48 mm são totalmente reguláveis, com 240 mm de curso. O assento está a 880 mm do solo (ajustável).
Com rodas raiadas de 21 e 18 polegadas respectivamente, a 890R conta com discos duplos de 320 mm na dianteira e pinças de quatro pistões, enquanto a traseira conta com disco único de 260 mm e pinça de dois pistões. O ABS em curvas Bosch 9.1MP possui um modo específico para andar no off-road.
Falando em eletrônica, a 890R tem um novo sistema de controle de tração, que separa a elevação da roda dianteira e a rotação da roda traseira, além de três modos de pilotagem e um painel TFT com conexão total com o aplicativo My Ride. A iluminação é de LED. O tanque de combustível comporta 20 litros.
Além da 890R, também será disponibilizada a versão menos esportiva e voltada para o asfalto, que aqui será chamada simplesmente de 890. Suas principais diferenças são um banco bipartido mais confortável, ausência de para-lama dianteiro alto e de um para-brisa consideravelmente maior.
A 890 também diferencia-se da 890R nas suspensões. Os garfos WP APEX de 43 mm têm 200mm de curso, assim como o amortecedor traseiro, o que deixa a moto 4 cm mais baixa. O preço não foi anunciado, mas, como a moto mira interessados na BMW F750GS e F850GS, espere algo entre R$ 60 mil e R$ 80 mil.