Foi flagrado rodando em testes um protótipo da KTM que tem tudo para ser a nova 890 Duke. O motor parece ter sido totalmente redesenhado e o quadro também conta com modificações.
As fotos publicadas pelos britânicos do MCN revelam que o motor desse protótipo conta com tampas de motor totalmente diferentes do modelo atual. A maioria das peças parece ter sido fundida, sugerindo que as alterações estão praticamente lacradas.
Padrões de emissões cada vez mais rígidos, tanto de poluentes quanto de ruídos estão obrigando as fabricantes a atualizações contínuas. É possível que a KTM tenha aumentado a capacidade cúbica novamente, o que a transformaria em uma 990 Duke.
Além disso, pequenas modificações podem ser vistas no quadro para acomodar o novo motor, assim com no subquadro e no braço oscilante, de aparência mais robusta e mais agressivamente escavado. A peça também precisou ser alterada para acomodar o novo escapamento.
O design da carroceria é ainda mais agressivo, com aletas de radiador ainda mais pontiagudas apontadas para frente e um farol redesenhado, com dois projetores empilhados, como tem sido visto na linha MT da Yamaha. O para-lama dianteiro também e diferente do modelo atual.
Não é a primeira vez que um protótipo da 890 Duke atualizada aparece. No ano passado uma mula de testes bem rústica já havia sido flagrada, mas as novas fotos mostram que o projeto deu um grande passo a frente. É possível que o lançamento aconteça no fim do ano ou em 2023.