As motocicletas KTM estão constantemente em evolução, pelo que demonstram a quantidade de flagras envolvendo os modelos marca austríaca. As últimas fotos de espionagem revelam que a recém-lançada 790 Duke ganhará uma versão “R” esse ano.
Como você pode imaginar, essa versão receberá uma série de componentes ciclísticos de alta especificação, como pinças Brembo monobloco (que podem ser observadas nas fotos) assim como suspensões dianteira e traseira totalmente ajustáveis, provavelmente da Öhlins.
Embora não ganhe profundas modificações, o motor de dois cilindros paralelos e 799 cm³ provavelmente terá uma dose extra de pimenta graças à um remapeamento eletrônico e um novo escapamento. Atualmente o modelo é capaz de produzir 105 cv e 8.77 kgf.m, portanto prepare-se.
O protótipo foi flagrado rodando tranquilamente sem disfarces, o que indica que o design da moto, ainda muito recente, não deve ser alterado. Entretanto uma curiosidade: a unidade fotografada não continha pedaleiras para o garupa. Será que os mecânicos esqueceram-se de montar esse detalhe ou a versão final realmente ignora um segundo passageiro?
A resposta definitiva será no final desse ano, no Salão de Colônia (Alemanha) em outubro ou no Salão de Milão (Itália), em novembro. Assim que for lançada, a KTM 790 Duke R já tem um encontro marcado nas ruas com as rivais Yamaha MT-09 SP e Triumph Street Triple 765 RS.