Foi flagrado rodando em testes um protótipo KTM que parece ser a nova geração da 390 Adventure, que pode passar a ter 490cc e acompanhar a tendência das principais rivais no mercado.
As fotos geraram especulações sobre uma 790 Adventure, mas um olhar mais atento sugere que se trata de uma moto menor, um pouco mais desenvolvida do que a 390 Adventure, disponível no mercado europeu e norte-americano desde o início da década.
Para começar, o protótipo avistado possui apenas um disco de freio na roda dianteira – assim como a 390 Adventure e insuficiente para uma 790 Adventure, com mais de 200 kg. Nesse caso, discos duplos não são uma opção — são essenciais.
O design abandona o tanque rebaixado característico dos modelos 790 e 890 Adventure, optando por um desenho mais convencional. Além disso, o tamanho diminuto dos escapamentos indica tratar-se de um motor de menor deslocamento volumétrico.
O restante da moto contribui para o mistério. A carenagem superior parece ter sido retirada da 390 Adventure R, mas a integração da carenagem central e do tanque é nova. A suspensão não parece ser muito alta e as rodas raiadas parecem de uso misto, de 19 e 17 polegadas, respectivamente.
Então, o que estamos vendo? Talvez um novo motor de dois cilindros em linha entre a 390 e a 790. Não há nenhum modelo da KTM que preenche esta lacuna, lacuna agora em que o mercado parece estar se direcionando nesse sentido.
Não faz muito tempo que a Royal Enfield lançou a Himalayan 450. A BMW Motorrad também já confirmou a chegada de uma F 450 GS no final do ano. A Kawasaki tem a Versys X-300. A Honda a NX 500. É um mercado aquecido. Há demanda.
Nesse momento delicado, em que a KTM luta para se reerguer após dois anos desastrosos, não há mais margem para erro. Apostar na linha Adventure, seu território, parece ser um tiro certeiro. A 390 ficaria como modelo de entrada deixando a 490 como a primeira opção premium. O que você acha?



