A atual geração da KTM 390 Duke mal chegou ao Brasil, mas na Alemanha, a marca austríaca já testa a próxima, conforme revelam essas fotografias espionadas na semana passada.
As imagens, encomendadas pelos norte-americanos do Ride Apart desvendam um protótipo com um novo quadro, braço oscilante e geometria. Além disso, também parece ser ligeiramente maior em dimensão do que antes, com acabamento premium na balança.
O tanque de combustível conta um desenho diferente, enquanto que as bengalas dianteiras invertidas parecem possuir regulagens, assim como a 390 Adventure, sua versão off-road que também está sendo desenvolvida para esse ano. Os pneus utilizados são Metzeler.
De acordo com o Ride Apart, o protótipo ainda conta modificações no motor que não visíveis nas imagens, como um cabeçote modificado e um coletor de escape ligeiramente redesenhado. Isso provavelmente está sendo feito para enquadrá-la as novas normas antipoluição do Euro5 que passam a vigorar no próximo ano.
Em termos de design, a 390 Duke possui um aspecto semelhante à atual, mas com retoques em todas as suas carenagens. Uma distinção bem visível é a luz traseira de LED reestilizada que parece muito mais ampla. O protótipo parece ainda bastante cru, de modo que muita coisa pode mudar até o lançamento.
Na parte eletrônica, a KTM sugeriu no ano passado que planeja tornar o ABS em curvas mais acessível e há uma grande possibilidade de que a próxima geração da 390 Duke possa ser a motocicleta mais barata de seu catálogo a receber o sofisticado sistema, ainda restrito apenas a modelos premium.
A marca austríaca costuma atualizar os seus modelos de quatro em quatro anos. Como a atual geração ganhou as concessionárias (internacionais) no primeiro semestre de 2017, a expectativa é de que a nova Duke 390 seja apresentada no Salão de Milão de 2020. Para esse, a grande novidade será a 390 Adventure.