A KTM 390 Adventure é modelo flagship da marca nos mercados emergentes. Para o mercado indiano, no entanto, eles estão apresentando uma específica versão “pé-de-boi” do modelo, que se destaca pelo preço bem mais baixo.
Apenas pela aparência, uma pessoa não familiarizada não é capaz de diferenciar a KTM 390 Adventure de sua versão básica, Adventure X. O motor monocilíndrico de 373 cm³ é o mesmo de toda a linha, assim como as suspensões WP Apex. Freios, iluminação e carroceria também são os mesmos.
As diferenças mais notáveis são as rodas, raiadas na 390 Adventure convencional, fundidas de 19 e 17 polegadas na Adventure X. Mas os principais cortes são de ordem eletrônica. Apenas o ABS de dois canais ainda está incluído, porque obrigatório.
Foram retirados os controle de de tração (MTC), modos de pilotagem (On e Off Road), ABS em curvas e o câmbio com quickshifter. O painel, que na 390 Adventure é uma moderníssima tela TFT com integração Bluetooth, foi trocado por uma unidade de LCD bem mais modesta.
A consequências deste corte orçamental? A KTM 390 Adventure X tem um preço que se equivale a R$ 17.700 em uma conversão simples, ao passo que a 390 Adventure padrão parte de incríveis R$ 45.900. Uma redução de mais de 60%.
No Brasil, ano após ano, a presença da KTM continua muito tímida, representada no país pela empresa Factory Powersports. Ainda não temos a 390 Adventure, apesar do boa demanda no segmento. A versão X seria a ideal para o nosso mercado?