A KTM está comemorando 30 anos de sua linha Duke da única maneira que sabe: lançando uma moto nova e completamente radical. Assim é a 1390 Super Duke, alimentada por um monstruoso motor de 1.350 cm³, capaz de entregar 190 cv.
Disponível a partir de janeiro na Europa, nas versões R e Evo (com suspensão eletrônica semi ativa), a 1390 Super Duke chega para substituir a 1290 Super Duke, que apareceu pela primeira vez há 11 anos como um protótipo e depois teve três gerações.
Embora apresentem um perfil lateral que remete à antiga 1290, as novas motos possuem um design semelhante ao da nova 990 Duke, especialmente no grupo óptico dianteiro, vazado e com luzes diurnas de LED circundantes. Pode apostar, assim vão ser todas as Duke a partir de agora.
Baseado no V-twin da 1290, o novo motor de maior capacidade foi criado graças a um diâmetro aumentado de 110 mm (acima de 108 mm). Também é novo o sistema válvulas variáveis, que permite uma distribuição mais ampla de potência e torque em toda a faixa de rotação.
Localizado nas cabeças dos cilindros, o sistema permite a ativação de duas elevações de válvula diferentes, dependendo da faixa de rotação. Como resultado, a 1390 Super Duke produz agora cerca de 190 cv a 10.000 rpm (10 cv a mais) e 145 Nm de torque a 8.000 giros.
Para sanar alguns problemas encontrados na 1290 Super Duke R, a durabilidade foi aumentada, assim como a facilidade de manutenção. De acordo com a KTM, isso significa que as verificações da folga das válvulas agora só são necessárias após 60.000 km rodados.
Há também uma nova caixa de ar, aceleradores mais curtos e um sistema de ar comprimido redesenhado para um fluxo de ar mais direto para o motor. Além disso, tanto a quinta como a sexta marchas foram revistas, com a sexta funcionando como um overdrive.
Suspendendo o quadro de treliça exclusivo, na R estão novos garfos WP Apex de 48 mm totalmente ajustáveis. Enquanto isso, a versão Evo ganha um sistema eletrônico. Estes são combinados com um conjunto de pinças de freio Brembo Stylema monobloco de quatro pistões.
Ambas as versões possuem recursos eletrônicos de alta sofisticação, capitaneados por uma tela TFT de vidro colado de cinco polegadas que também abriga uma porta de carregamento USB-C. Além das informações habituais, você vê a pressão dos pneus e os modos de pilotagem.
Você obtém os modos de pilotagem ‘Rain’, ‘Street’ e ‘Sport’ de série, com os modos ‘Performance’ e ‘Track’ como extras opcionais. O Rain limita a potência em 128,2 cv, com as opções se tornando progressivamente mais agressivas a partir daí.
Há também a opção de adicionar um modo anti-wheelie avançado que limita a elevação da roda dianteira em cinco ângulos que variam de 0,36° a 22,25°. Este também pode ser desligado completamente, se você estiver se sentindo corajoso.
Inspirado nas corridas de MotoGP, há também um novo recurso que reduz automaticamente a pré-carga do amortecedor traseiro quando parado, emulando o chamado holeshot utilizado nas largadas. Com ele, a KTM promete fazer você barbarizar nas arrancadas dos semáforos!
A KTM ainda não anunciou os preços básicos da 1390 Super Duke R e Evo, mas não espere custo-benefício. Os modelos 1290 atuais custam cerca de 20.000 e 22.000 euros e não há porque esperar menos. Também está disponível uma linha de acessórios chamada “Powerparts”.