Novamente foi flagrado em testes um protótipo da KTM que tem tudo para ser a nova 1390 Super Duke GT. Ao contrário do último avistamento, a motocicleta agora parece pronta para entrar em produção.
No último avistamento, em fevereiro, o protótipo ainda estava bastante cru, especialmente em termos de design. Agora, ele recebeu uma pintura negra semi brilho e suas linhas pontiagudas foram suavizadas, ganhando um melhor acabamento.
Essas formas, criadas pelo estúdio de design Kiska (que também pertencem à Pierer Mobility AG) dão o tom na nova geração da linha Duke. Na 1390 GT, elas evocam o caça furtivo F-117 Stealth e se o objetivo era parecer agressivo, definitivamente eles conseguiram.
O motor, como o nome já antecipa, é o novo dois cilindros em linha LC8 que chegou a mastodônticos 1.350 cm³. Seu rendimento na nova 1390 Super Duke R é de 190 cv a 10.000 rpm e 14,7 kgf.m de torque a 8.000 giros, o que deve ser mantido próximo na GT.
O quadro é o da Super Duke R de 2020 em diante, três vezes mais rígido que a peça atual, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir cerca de 2,2 kg de peso. A motocicleta também ganhou o chassi auxiliar de alumínio fundido da hypernaked na qual deriva.
Quando se trata de eletrônica, a KTM não costuma economizar. Espere pelo melhor, ou seja, vários modos de pilotagem, de controle de tração, de derrapagem da roda traseira, assim como ABS em curvas, suspensão semi-ativa, quickshifter e controle de cruzeiro.
Como é uma GT, com a missão de devorar estradas, é bem possível que receba o novo controle de cruzeiro baseado em radares, agora quase obrigatório em uma moto dessa classe, bem como conexão total com o seu smartphone e interação com o painel de TFT, é lógico.
Dada a aparência quase acabada da moto, podemos ter quase certeza de que a nova 1390 Super Duke GT fará sua estreia oficial em algum momento entre agora e o final deste ano como um componente chave da linha 2025 da empresa austríaca.