Quando a KTM apresentou a nova 1390 Super Duke R também estava inaugurando uma nova plataforma. E um dos próximos modelos é a versão crossover, 1390 Super Duke GT, aqui flagrada em testes pela primeira vez.
As imagens feitas pela revista alemã Motorrad revelam que a versão GT perdeu seu bico dianteiro, que foi puxado para frente na forma de face dividida, antes típica do modelo, e tornou-se muito mais angulosa, pontiaguda e musculosa.
O conjunto óptico é praticamente o mesmo da R e consiste dois faróis estilo projetor LED dispostos um em cima do outro, envoltos em uma moldura plástica aberta com as luzes diurnas. Essa é a marca registrada de todas as novas Duke que virão.
Além do novo motor de 1.350 cm³, a versão GT herdou da R o quadro de alumínio fundido e não de aço, como no modelo atualmente disponível. As pedaleiras, no entanto, foram reposicionadas e estão menos recuadas, para uma postura mais relaxada.
A Super Duke GT recebeu ainda o braço oscilante unilateral e as rodas mais leves de alumínio fundido de 17 polegadas da Super Duke R, assim como as pinças de freio Brembo monobloco de quatro pistões aparafusadas radialmente.
Ainda não está claro se a Super Duke GT receberá suspensões eletrônicas e semi ativas, assim como controle de cruzeiro de adaptativo. Pelas imagens, não foi possível ver nenhum sistema de radar na dianteira do novo protótipo.
Como a nova 1390 Duke R ainda nem chegou aos concessionários europeus, nem dá para especular o lançamento da versão GT. Não deve acontecer antes do fim do ano. Até porque a KTM também trabalha em outro modelo talvez até mais importante, a 1390 Super Adventure.