A KTM apresentou hoje (22) a 1390 Super Adventure S Evo, primeiro modelo com da linha com a nova motorização de 1390cc. A motocicleta destaca-se pelo câmbio automatizado que promete rivalizar com o sistema da BMW R1300GS.
O aumento no deslocamento volumétrico de 1.301 cm³ para 1.350 cm³ fez com que a potência saltasse de 160 cv para 173 cv a 9.500 rpm e 145 Nm de torque a 8.000 giros, destronando a Ducati Multistrada V4 e seus 170 cv do trono de big trail mais potente da categoria.
Além do motor, a KTM também fez ajustes sutis no chassi, com uma maior rigidez do quadro e pedais posicionados mais largos e mais baixos do que antes. Os garfos semi-ativos WP receberam um novo software e mais sensores que visam melhorar ainda mais a resposta e o amortecimento.
200 milímetros de curso estão disponíveis por eixo e as dimensões dos pneus permanecem as mesmas: 120/70ZR19 na dianteira e 170/60ZR17 na traseira, com pneus Dunlop Meridian. O sistema de travagem é fornecido pela Brembo e tem a forma de 2 pinças radiais à frente e uma pinça de 2 pistões atrás.
Uma nova carroceria, assento, farol de LED, para-brisa e compartimento de armazenamento foram implementados, de acordo com as novas tendências de desing da KTM. A capacidade do tanque de combustível permanece em 23 litros e o peso é cotado em 245 kg abastecida.
Mas é na parte eletrônica que está o grande chamariz da 1390 Super Adventure S EVO, que será equipada exclusivamente com o recém-lançado sistema de transmissão manual automática (AMT), desenvolvido em parceria entre a KTM e a Bosch.
De série no modelo, o sistema AMT permite que as trocas de marchas sejam feitas do jeito tradicional, com o pedal do lado esquerdo da pedaleira, ou através de borboletas no lado esquerdo do punho. Apenas o manete de embreagem foi suprimido.
Também fazendo sua estreia está o novo display TFT vertical de 8,8 polegadas, que fornece acesso ao controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O novo recurso “Stop & Go” pode parar a moto completamente ao seguir o tráfego, antes de se mover automaticamente novamente quando a estrada estiver limpa.
Em breve elas estarão dirigindo sozinhas, e nós ficaremos apenas sentados no sofá olhando. Sarcasmos à parte, a KTM não anunciou preço da 1390 Super Adventure S Evo. Apenas que estará disponível nas concessionárias no início de 2025. No próximo dia 24 outra versão será apresentada.