Apesar da crise, os lançamentos da KTM seguem normalmente. Agora foi a vez da 1390 Super Adventure R, mais uma versão da big trail com o novo motor, dessa vez mais focada no off-road mesmo.
Os dois primeiros modelos, 1390 Super Adventure S e 1390 Super Adventure S Evo (esta com a nova caixa de câmbio semi-automática AMT) foram apresentados há apenas um mês, no Salão de Milão e a 1390 Super Adventure R chega para completar definitivamente a linha.
Naturalmente, todos os três modelos compartilham a mesma base técnica, que gira em torno do novo motor V-Twin de 1.350 cm³ apresentado pela primeira vez na KTM 1390 Super Duke R no ano passado e alojado em um chassi treliçado de três pontas.
Graças ao maior deslocamento – e a um comando de válvulas variável – esse motor está atingindo incríveis 173 cv a 9.500 rpm e 145 Nm de torque a 8.000 giros, números estonteantes para uma superbike há 15 anos e inimagináveis em uma big trail.
Para lidar com tanta cavalaria, o quadro precisou ficar mais rígido do que antes e na versão R vem em uma chamativa cor laranja, como nas suas motos de competição da KTM. O subquadro também está exposto com acabamento em branco brilhante.
Por cima do motor, a motocicleta ganhou uma carroceria renovada e um novo para-brisa dianteiro mais curto que na versão S. O painel TFT colorido de 8 polegadas é montado na vertical para ajudar a navegar em terrenos off-road difíceis e também faz alusão aos road books dos pilotos de rali.
O espírito off-road fica latente nos protetores de carroceria de série, que agem como um exoesqueleto ao redor da base do tanque de combustível e do motor. Para aumentar ainda mais o visual robusto, as rodas de 21 e 18 polegadas vêm com pneus Bridgestone Battlax Adventure Trail 41.
A configuração de suspensão também difere da Adventure S e da S Evo, projetada para ser melhor longe do asfalto e tem garfos WP Xplor de 48 mm ajustáveis manualmente, assim como o amortecedor traseiro, que conta com um ajustador remoto para regular a pré-carga.
Como em toda big trail topo de linha, há vários modos de pilotagem para alternar, além de auxílios ao piloto sensíveis à inclinação, tela sensível ao toque (mesmo de luvas) e navegação integrada. Devido ao excesso de estoque que a KTM tem agora, a sua chegada às concessionárias é incerta.





