A KTM promete apresentar muitas novidades para 2024. Vários protótipos já foram flagrados e o mais recente é esse aqui, que tem tudo para ser a nova 1390 Super Adventure rodando já sem nenhum disfarce.
O protótipo foi fotografado ao lado do que parece ser uma concessionária KTM em uma rodovia transalpina, provavelmente na fronteira entre a Áustria e a Itália. Estava estacionado lado de muitas outras motocicletas do estilo adventure.
O que mais chama atenção é a grande reestilização do conjunto óptico frontal, em total concordância com os protótipos 990 Duke, 1290 Super Duke, flagrados nos últimos meses. Faróis empilhados no estilo projetor são ladeados por luzes de posição de LED separadas por dutos de ar.
O conjunto óptico, bolado pelo estúdio de design Kiska, que pertence à KTM, provavelmente será a cara de todos os modelos Duke e Adventure de 2024 em diante, aposentando o anterior em vigor desde 2017. Aparentemente, não haverá moldura de plástico protegendo os faróis.
Outra solução estética inovadora parece ser um spoiler na parte de baixo do para-brisa, que ainda contém um apêndice aerodinâmico na parte de cima. Ao todo, o conjunto soma três partes. Os piscas são integrados na carroceria e as abas do tanque também parecem conter uma função aerodinâmica.
O motor está bastante encoberto, mas ao que tudo indica, a KTM está aposentando o V-Twin LC8 de 1.301 cm³ em prol de um novo propulsor com 1.401 cm³ (oficialmente 1390) já flagrado em várias listas de peças em sites da KTM em todo o mundo.
E por que achamos que vai mesmo ser uma 1390 Super Adventure? Não nos esqueçamos que a nova BMW R1300GS será lançada em 28 de setembro e as duas marcas concorrem diretamente uma contra a outra. Provavelmente os austríacos querem superar os alemães de alguma forma.
O volume de protótipos KTM em testes nos últimos meses indica que a fabricante de Mattighofen trabalha febrilmente para atualizar sua linha, com alguns dos modelos principais chegando já em 2024. O lançamento pode acontecer no Salão de Milão, em novembro.